Servidores da educação participam de assembleia no Paço Municipal

O sindicato convocou uma nova assembleia para discutir propostas do Paço Municipal.

Postado em: 26-09-2023 às 16h40
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Servidores da educação participam de assembleia no Paço Municipal
Foto: Sintego

Nesta terça-feira (26/9), às 9h, no Paço Municipal de Goiânia, aconteceu um assembleia de servidores administrativos da Rede Municipal de Educação. Este encontro surge em meio a um contexto de reivindicações para a categoria, que incluem a atualização da data base de 2023, o reestruturamento do plano de carreira e a discussão sobre o auxílio locomoção.

Os servidores administrativos, peças-chave na operacionalidade das instituições educacionais, abrangem desde os auxiliares de atividades educativas até os profissionais de secretaria, limpeza, merenda, bibliotecas e cuidadores de alunos com necessidades especiais. A principal demanda é a correção da data base que, segundo os servidores, está defasada e calculada com base em vencimentos próximos ao salário mínimo. A categoria busca a equiparação de direitos já concedidos aos Servidores Administrativos Municipais (SAM).

Depois de inúmeras tentativas de diálogo com representantes do executivo e das pastas de finanças e educação, sem obter os resultados esperados, os servidores decidiram, de forma independente, pressionar por meio de um movimento grevista. Essa iniciativa surge em meio a críticas à atuação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO), o que levou o Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia (SIMSED) a liderar esse movimento. Os servidores alegam enfrentar dificuldades significativas devido aos salários consideravelmente defasados.

Continua após a publicidade

Diante da crescente insatisfação da categoria, o SINTEGO convocou a assembleia. A expectativa é de que a reunião reflita uma forte tendência para a construção e, possivelmente, a deflagração de uma greve na rede municipal de educação.

Após a assembleia, os trabalhadores organizaram uma carreata até a Praça do Trabalhador, onde ocorria uma inauguração com a presença de autoridades municipais, incluindo o prefeito Rogério Cruz. No entanto, ao ser informado sobre o movimento, o prefeito deixou o local rapidamente, conforme relatado pela imprensa. O SINTEGO está aberto a negociações e aguarda uma proposta do Paço Municipal para ser debatida em uma nova Assembleia nesta sexta-feira (29), às 9h.

Veja Também