Segunda-feira, 29 de julho de 2024

SUS passa a disponibilizar novo medicamento para tuberculose resistente

Novo remédio ajuda a reduzir em 70% o tempo do tratamento

Postado em: 25-09-2023 às 09h32
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: SUS passa a disponibilizar novo medicamento para tuberculose resistente
Novo remédio ajuda a reduzir em 70% o tempo do tratamento | Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde anunciou a adesão do antibiótico pretomanida para tuberculose e estará disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio é usado para combater doenças com resistência a drogas no pulmão e prevê uma redução de seis a dezoito meses no tratamento da doença tuberculose já resistente no paciente.

Devido ao longo tempo de cura da doença, o Ministério estima que em cinco anos o remédio terá economizado mais de R$ 100 milhões dos gastos públicos para manter o paciente hospitalizado. Outra consideração do Governo é o plano da ONU de erradicar a bactéria até 2030, como diz a secretária de Vigilância da Saúde Ethel Maciel. 

“Este é um passo importante para o Brasil alcançar o compromisso de eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2030. Com o novo medicamento incorporado pelo SUS teremos uma melhor adesão dos pacientes, já que a duração do tratamento é menor e com menos efeitos colaterais. Assim teremos mais pessoas curadas”

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que a tuberculose possui o chamado determinante social. Em outras palavras, áreas mais afastadas com pouco saneamento básico e difícil acesso a unidades de saúde são mais propensas a transmitir a doença. 

Esta notícia em Goiás pode beneficiar conforme um aumento observado no número de casos de tuberculose por baixo alcance vacinal da pandemia de covid 19. Um alerta foi emitido no dia 12 de setembro para o aumento de casos observados ao redor do estado, especialmente em crianças com quatro anos ou menos, pois são mais propensas a desenvolverem quadros mais graves.

Veja Também