Evento ‘Goiânia 90 anos Sempre Rosa’ marca início das ações para divulgação do Outubro Rosa

O evento será um encontro direcionado ao público em geral, com propósito de intensificar a conscientização sobre os riscos do câncer de mama

Postado em: 29-09-2023 às 10h17
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Evento ‘Goiânia 90 anos Sempre Rosa’ marca início das ações para divulgação do Outubro Rosa
O evento será um encontro direcionado ao público em geral, com propósito de intensificar a conscientização sobre os riscos do câncer de mama | Foto: Divulgação/SBM-GO

A Sociedade Brasileira de Mastologia – regional Goiás (SBM-GO), com a parceria da Prefeitura de Goiânia, promove no dia 1º de outubro o evento “Goiânia 90 anos Sempre Rosa – Guardando Você do Câncer de Mama”. O evento será um encontro direcionado ao público em geral, com propósito de intensificar a conscientização sobre os riscos do câncer de mama.

A ação terá início na Praça Tamandaré, a partir das 8 horas da manhã, e marca o início da Campanha Outubro Rosa. O público presente, em caminhada, sairá do ponto de concentração e seguirá até a Praça do Sol. De lá, retornará ao ponto inicial. No percurso, a campanha leva a mensagem do mês cor-de-rosa. A organização do evento também entregará serviços à comunidade, com apresentações e brindes.

“A importância de falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença”, antecipou Alexandre Marchiori, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – regional Goiás.

Continua após a publicidade

Programação

O encontro tem o apoio da Unimed Goiânia, do Sicoob e da Prefeitura de Goiânia. Além deles, a comunidade poderá contar com os serviços da Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO, das Ligas Acadêmicas de UFG, PUC, UniRV e Unifimes, além de Nutrevida, Via Nut e Açaí Ninja.

Para animar o evento, a caminhada contará com a ‘escolta’ do grupo de motociclistas Ladies of Harley e apresentará um duelo de baterias. Dessa vez, as Atléticas Madrasta (Medicina/UFG) e Caótica (Medicina/PUC) se apresentarão ao público.

Leia também: Inteligência artificial consegue prever se câncer de mama se espalhará

Estatística

O câncer de mama é o tumor mais prevalente do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. No Brasil, para se ter uma ideia, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que ocorrerão quase 74 mil novos casos da doença, no Brasil, apenas em 2023. Isso dá uma média de 202 diagnósticos por dia.

“É importante disseminar informações sobre a doença, porque o estágio de descoberta influencia muito no tipo de tratamento e no sucesso da terapia. Dessa forma, precisamos alcançar o maior público possível para que as mulheres goianas saibam a importância de fazer mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade – mesmo as que não apresentarem sintomas”, ressalta Marchiori.

Veja Também