Uma comunidade mundialmente conhecida pela diversidade cultural

Canoa Quebrada possui uma paisagem caracterizada por dunas e falésias avermelhadas

Postado em: 27-08-2018 às 01h47
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: Uma comunidade mundialmente  conhecida pela diversidade cultural
Canoa Quebrada possui uma paisagem caracterizada por dunas e falésias avermelhadas

SABRINA MOURA*

E la se localiza no litoral leste do Estado do Ceará, e está a 163km de Fortaleza e 12km da sede do município de Aracati à qual pertence. Canoa Quebrada, depois de Fortaleza, é o destino turístico mais procurado do Ceará, atraindo turistas brasileiros e estrangeiros do mundo inteiro, principalmente na alta temporada. 

Continua após a publicidade

História

A povoação de Canoa Quebrada nasceu a partir do pequeno povoado de Esteves, descoberto na década de 1960 por cineastas franceses do movimento em Nouvelle Vague. A povoação sofreu um choque de culturas, que resultou num sentimento de liberdade que ali impera até os dias atuais. 

Segundo a tradição local, de dia os franceses trabalhavam duro, e, à noite, se entregavam à diversão. Por essa razão, uma lua e uma estrela, esculpidas nas falésias, tornaram-se o símbolo do local. Uma outra versão dessa tradição local narra que, na equipe de filmagem, existia um marroquino, de crença islâmica, que sentindo remorsos pelas continuadas farras noturnas, desejava o perdão de Alá. Para se redimir da culpa, mandou esculpir, nas falésias, a lua e a estrela, hoje ícones locais.

A povoação adquiriu fama ao ser descoberta, na década de 1970, pelos hippies, que ali encontraram um lugar remoto, com grande belezas habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores, uma população simples e hospitaleira, que até hoje preservam a tradição de pescar com jangadas no mar. Alguns desses hippies fixaram-se no local, casando com os nativos e tendo filhos. Desse modo, é possível encontrar ali muitos descendentes de suíços, franceses e outros europeus. 

Canoa Quebrada voltou a ser cenário de um filme em 1997, com a produção de Bela Donna, por Bruno Barreto e direção de Fábio Barreto, tendo, a partir de então, se transformado em um dos principais destinos turísticos do Ceará. A cidade pequena é ideal para quem quer fugir da correria do trabalho e descansar um pouco. 

Praia

A Praia de Canoa Quebrada possui águas tranquilas e mornas, combinadas com lindas falésias, formam o cenário perfeito para quem gosta de aproveitar o tempo livre com tranquilidade.

Muitas pessoas aproveitam as águas claras da praia e seus ventos para praticar kite e windsurf. O local é considerado um dos melhores pontos no País para praticar esportes como esses. Além das belas praias, a cidade dispõe de excelente estrutura para o entretenimento dos turistas, com artesanatos locais, passeios de buggy, e quiosques para curtir a beleza local. Você pode alugar todo o material necessário para a prática na beira da praia, e ainda contar com aulas dos instrutores caso essa seja sua primeira experiência com o esporte.

A Praia de Majorlândia é para quem gosta de praias com menos barracas e quiosques, e prefere passar o dia em locais menos turísticos, que costumam ser frequentados por pessoas que moram na região. Majorlândia é o destino certo de quem deseja aproveitar o agito no período do carnaval, e tem custos menores em relação as outras praias.

Normalmente, a praia de Ponta Grossa é visitada por quem faz passeios de buggy, a praia fica a um pouco mais de 50 quilômetros de Canoa quebrada, e conta com falésias avermelhadas e formações rochosas. O local tem pouco movimento e estrutura básica, ideal para quem não gosta de praias agitadas. Se a maré estiver baixa é possível chegar a Praia de Ponta Grossa com carro próprio.

Já na divisa com o Rio Grande do Norte, não deixe de visitar a Praia do Ceará. O local tem paisagem linda, rodeado de carnaubeiras, que são plantas típicas da região, as barracas coloridas completam a paisagem da praia que tem longa faixa de areia fofa, e águas excelentes para um banho.

Na região de Canoa Quebrada, a Praia de Peroba é muito procurada por surfistas que buscam as ondas fortes que a praia oferta. De areia clara, e mais isolada, a praia tem pouca estrutura, e é uma vila de pescadores cercada por coqueiros altos. Por isso o melhor a fazer é levar seu lanche e água antes de sair rumo a Peroba.

Broadway

A vida noturna de Canoa Quebrada tem como atração principal, a Rua Dragão do Mar apelidada de ‘Broadway’, possui passagem apenas para pedestres, vários restaurantes, bares e lojinhas. O local é onde o turista, passa algumas vezes por ser a rua principal de Canoa. Moradores e turistas se encontram na rua principal, embalados pelo ritmo do reggae e do forró, sendo o ponto de encontro certo de quem está visitando o lugar.

Parque Eólico

A vista do parque eólico é um exemplo de ecologia e de sustentabilidade. Inaugurado em 17 de novembro de 2008 em Canoa Quebrada (Aracati) e Lagoa do Mato, o parque possui as mais altas turbinas do Brasil, de 88 metros e mesmo tamanho em diâmetro das Pás. A energia gerada permite abastecer uma cidade de 50 mil habitantes. 

Aracati é uma palavra indígena que significa “bons ventos”. Tanto é que, por lá, muitos ainda preservam um antigo costume de colocar uma cadeira na frente da casa para esperar o agradável vento de Aracati. De vez em quando, ele sopra bem forte, mas, em geral, é um refrescante alívio para as altas temperaturas do Nordeste brasileiro.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov 

Veja Também