Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Fortaleza elimina Corinthians e se classifica para Final da Sul-Americana

Após empate no primeiro jogo, Fortaleza leva a melhor sobre o Corinthians e vai à final inédita

Postado em: 03-10-2023 às 23h58
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Fortaleza elimina Corinthians e se classifica para Final da Sul-Americana
Fortaleza conquista vaga inédita na final da Sul-Americana. Foto: Mateus Lotif/FEC

O Fortaleza se classificou pela primeira vez na história para a final da Copa Sul-Americana, após vencer o Corinthians por 2 a 0, nesta terça-feira, (3), na Arena Castelão, em Fortaleza. Depois de empatar por 1 a 1 no jogo de ida, o Tricolor levou cerca de 59 mil torcedores ao estádio para assistir o momento decisivo. 

O jogo

Embalado pela torcida, o Fortaleza assumiu o papel de atacar. Desde o começo, o Leão de Pici foi ofensivo, marcou as saídas de bola, aproveitou os espaços pelos lados e levou perigo com as jogadas aéreas. Do lado do Corinthians, na estreia do técnico Mano Menezes, o time focou em se defender e tentou aproveitar as sobras e contra-ataques.

Continua após a publicidade

Nos primeiros dez minutos, a partida foi dominada pelo time da casa. Após saída errada do Corinthians, Yago Pikachu recebeu de Pochettino pelo lado direito da área e cruzou com força. O chute levou perigo, mas a bola passou por cima do gol. Minutos depois, mais uma chance do Leão. Guilherme cruzou da direita, Lucero cabeceou, e a bola bateu na cabeça de Fagner, saindo pela linha de fundo. 

Mesmo atacando menos, a primeira grande chance de gol foi do Timão. Aos 19 minutos, Yuri Alberto recebeu de Renato Augusto na grande área e finalizou em cima do goleiro João Ricardo. Após os 35 minutos, o Fortaleza voltou a pressionar como fez no começo. Aos 36, Cássio salvou o Corinthians, Pikachu recebeu da direita, e chutou com força. O goleiro do Timão fez uma ótima defesa num tiro rasteiro que não entrou por pouco.

Com tantos ataques do Fortaleza, o Corinthians jogava por uma bola. No final do primeiro tempo, em uma sobra, Romero teve a chance marcar, entrou na área pela esquerda, mas Brítez travou o paraguaio.

O segundo tempo começou intenso. Aos quatro minutos, após algumas tentativas, o Fortaleza abriu o placar. Lucero teve chute travado por Gil, Titi disputou com Lucas Veríssimo pelo alto e Pikachu pegou a sobra, ele driblou Fábio Santos e chutou cara a cara com Cássio, balançando a rede. 

Com o gol, o time de Mano Menezes tentou atacar e reverter o placar, mas não foi efetivo, pois aos nove minutos, o Tricolor aumentou a vantagem. Num cruzamento pela esquerda, Tinga recebeu livre de marcação, e jogou firme para o fundo do gol. Com o placar em 2 a 0, o Corinthians não encontrava muito espaço para jogar e teve poucas chances de empatar.

A final da Sul-Americana acontece dia 28 de outubro, no estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, Uruguai. O Fortaleza espera a decisão do jogo entre LDU e Defensa y Justicia nesta quarta-feira (4), para conhecer seu oponente. 

Ficha técnica

Fortaleza 2 x 0 Corinthians  

Data: 03 de outubro de 2023 

Horário: 21h30 

Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)

Árbitro: Andres Rojas (COL) 

Assistentes: Dionisio Rojo (COL), e John Leon (COL)  

VAR: Nicolas Gallo (COL) 

Cartões Amarelos: Pochettino e Zé Welison (Fortaleza)

Gols: Pikachu aos 4 min/2T e Tinga aos 9 min/2T (Fortaleza)

Fortaleza : João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e B. Pacheco; Caio Alexandre (Lucas Sasha), Zé Welison (L. Crispim) e Pochettino (P. Augusto); Guilherme (Machuca), Pikachu e Lucero (T.Galhardo). 

Técnico: Juan Pablo Vojvoda 

Corinthians: Cássio, Fagner (B. Méndez), Gil, L. Veríssimo e Fábio Santos (Matheus Bidu); G. Moscardo (Wesley) e Maycon; Renato Augusto, Rojas (Mosquito), Romero (Giuliano) e Yuri Alberto.

Técnico: Mano Menezes

Veja Também