Série B: quais as chances de Atlético-GO e Vila Nova subirem para série A?

Na reta final da Série B, Atlético-GO e Vila Nova precisam correr contra o tempo e torcer por deslizes dos adversários para conquistarem o acesso

Postado em: 04-10-2023 às 14h36
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Série B: quais as chances de Atlético-GO e Vila Nova subirem para série A?
Os clubes ainda têm oito rodadas para disputar em busca da classificação. (Foto: Marlon Costa)

Os times goianos continuam na disputa por uma vaga na elite do futebol brasileiro. Segundo dados do site Infobola, do matemático Tristão Garcia, após a última rodada do Campeonato Brasileiro Série B, o Atlético Goianiense, que está na sexta posição, possui 26% de chances de subir para a Série A, enquanto o Vila Nova, que está em oitavo, tem 7%. 

Com poucos pontos à frente, o Atlético apresenta chances maiores que as do Vila. O Dragão conseguiu boa vantagem após vencer o Ceará por 1 a 0, fora de casa, com gol de Luiz Fernando, no último jogo. O time de Jair Ventura conta com uma das melhores campanhas no segundo turno da competição, com o melhor ataque, 18 gols, e uma das defesas menos vazadas, tendo sofrido 8 gols em 11 rodadas.  

Além disso, o time rubro-negro conseguiu avançar cinco colocações desde a virada do turno. A equipe terminou a primeira etapa em 11º lugar, com 27 pontos, hoje está na sexta colocação, com 50 pontos. 

Continua após a publicidade

Já o Vila, que começou o campeonato embalado e chegou a ser líder, viu a distância para o G4 aumentar no último jogo. Diante do Serra Dourada lotado, o Tigre empatou em 0 a 0 com a Chapecoense e agora acumula dois empates e uma derrota nos últimos três jogos. 

Na oitava colocação, com 47 pontos, o Colorado está a 6 pontos do Guarani, que fecha o G4, com 53 pontos. Mesmo com a pouca desvantagem, de acordo com Garcia, o time que tem 52% de aproveitamento, possui apenas 7% de chances de subir.

A lista do Infobola apontou que do décimo colocado, CRB, para cima, todos têm chances de acesso. A maior porcentagem fica com o líder, Vitória, com 95%, seguido por Juventude, com 69%, Sport 68%, Guarani com 63%, Novorizontino 47%, Atlético-GO 26%, Criciúma 16%, Vila Nova 7%, Mirassol 5% e CRB 4%. 

Segundo o site, para o cálculo das chances de classificação são considerados o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição. O sistema de cálculo permite comparar os clubes não apenas pela pontuação ou aproveitamento, mas também pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local.

Briga contra o rebaixamento

No outro lado da tabela, os times lutam contra o rebaixamento. Com apenas 19 pontos, o ABC de Natal está praticamente na série C. O lanterna, tem 99% de chances de cair. 

O 19º colocado, Londrina, tem 24 pontos e 94% de ser rebaixado. O antepenúltimo, com 26 pontos, Tombense, também tem grandes chances de ir para a Série C, com 86%. Fechando o Z4, a Chapecoense aparece com 55%. Mas alguns times que estão fora da zona também correm risco, como Avaí com 34%, Ponte Preta 16%, Sampaio Corrêa e Ituano com 8%. 

Próximos jogos

Na reta final do Brasileirão Série B, os times goianos devem entrar em campo na próxima rodada em busca da vitória se quiserem subir. O Atlético – GO joga contra o Ituano dentro de casa, no Estádio Antônio Accioly, Goiânia, nesta sexta (6), às 21h30. Já o Via vai até Campinas, no Estádio Brinco de Ouro, para enfrentar o Guarani, no próximo sábado (7), às 18h; (Especial para O Hoje)

Veja Também