Rio Grande do Sul tem 230 desabrigados e 25 desalojados após chuva

A passagem de um ciclone extratropical provocou fortes chuvas e ventanias intensas em boa parte do estado

Postado em: 04-11-2023 às 15h48
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Rio Grande do Sul tem 230 desabrigados e 25 desalojados após chuva
Rio Grande do Sul é afetado por ciclone extratropical intenso — Foto: Marinha do Brasil/RS

O Estado do Rio Grande do Sul voltou a sofrer com as fortes chuvas e ventanias intensas devido à passagem de um novo ciclone extratropical. As tempestades desta sexta-feira (3) e sábado (4) deixaram estragos em praticamente toda a costa da região Sul e Sudeste do estado. De acordo com a Defesa Civil gaúcha, 22 municípios foram afetados, 25 pessoas ficarem desalojadas e 230 desabrigadas. Porém, ainda há vítimas desaparecidas e o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão realizando buscas.

Ainda segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o município de Tupanci do Sul registrou 10 desabrigados e Barra do Rio Azul registrou 179 desabrigados. Além disso, a cidade de Erechim teve 41 desabrigados e 25 desalojados. Vale ressaltar que a pessoa desabrigada é aquela que perdeu a casa e está em um abrigo público. Já o desalojado é aquele que teve que sair da sua residência de forma temporária e não está em abrigos, mas em casa de familiares ou conhecidos.

Sul do país

Conforme a Metsul Meteorologia, o ciclone extratropical que atuou de forma intensa no Rio Grande do Sul e no leste do Uruguai é um dos mais fortes das latitudes médias de todo o ano de 2023. Em Porto Alegre, a ventania mais forte ocorreu na noite de sexta-feira, quando o Aeroporto Salgado Filho anotou rajadas perto de 70 km/h. Contudo, os ventos tiveram maior força dentro da cidade devido ao efeito da topografia e do relevo da cidade que mantêm o vento entre morros e prédios, acelerando a velocidade.

Continua após a publicidade

Já na cidade de Pelotas, as rajadas de vento chegaram a 75 km/h no início da manhã deste sábado (4). O município de Taim registrou a mesma velocidade que a capital gaúcha, com ventos de até 70km/h. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a orientação agora é para que a população local evite contato com os rios da região afetada e não dirija em áreas alagadas. Na tarde deste sábado (4), o ciclone extratropical vai se intensificar muito na costa do Sul brasileiro, com ventos entre 70km/h e 90km/h.

No entanto, conforme o ciclone se afasta do continente, a tendência é que o vento gradualmente diminua no Sul e Leste do Rio Grande do Sul. Com isso, as rajadas de chuva tende a se tornar mais esporádicas e o vento médio também tende a diminuir. Portanto o vento ficará fraco na grande maioria das localidades a partir da noite de hoje. Apesar disso, a orla gaúcha ainda deve receber algumas chuvas e ventos moderados, mas por períodos menores de tempo.

Veja Também