Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Israel planeja inundar túneis para expulsar terroristas de Gaza, aponta jornal

Tática visa expulsar terroristas que utilizam as passagens subterrâneas como esconderijo e bases

Postado em: 06-12-2023 às 12h26
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Israel planeja inundar túneis para expulsar terroristas de Gaza, aponta jornal
Tática visa expulsar terroristas que utilizam as passagens subterrâneas como esconderijo e bases | Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (5/12), o jornal americano “The Wall Street Journal” publicou uma reportagem no qual afirma que Israel planeja alargar os túneis sob a Faixa de Gaza que terroristas do Hamas utilizam para expulsá-los do território. 

Segundo o jornal, a tática de alargar os túneis poderia ser concluída em questão de semanas e seria uma forma de expulsar terroristas que utilizam as passagens subterrâneas como esconderijo e bases.  Segundo o Hamas, os caminhos subterrâneos têm cerca de 500 quilômetros. 

As Forças Armadas de Israel já construíram a primeira das cinco cadeias de bombas a partir da costa, perto do campo de Al-Shanti, que fica no norte de Gaza. Cada um destes mecanismos terão capacidade de extrair milhares de metros cúbicos de água do Mediterrâneo por hora – o que, pelos cálculos do governo israelense, inundaria a totalidade dos túneis em semanas.

Continua após a publicidade

O jornal afirmou que o plano comunicado por Israel aos Estados Unidos, levanta preocupação de efetividade da medida, pois além de questionarem se de fato os túneis são utilizados militarmente pelo Hamas, há também a preocupação com reféns mantidos nos túneis.

O governo israelense ainda não se manifestou sobre a reportagem, e as fontes de Washington afirmaram ao The Wall Street Journal não saber quando Israel colocará o plano em ação.

Veja Também