Dois dias de folia com astros da micareta

Carna Gyn traz importantes grupos de axé, neste fim de semana, para a Capital

Postado em: 29-09-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Dois dias de folia com  astros da micareta
Carna Gyn traz importantes grupos de axé, neste fim de semana, para a Capital

GABRIELLA STARNECK

Uma grande folia fora de época na ‘capital do sertanejo’ é a proposta do Carna Gyn, que chega a Goiânia com grandes astros da micareta, neste sábado (29) e domingo (30), no estacionamento do Estádio Serra Dourada. E, para agitar este evento, que promete tirar a galera do chão, dois dos principais grupos precursores do axé no Brasil nos anos 90 comandarão a festa – Bell Marques, ex-vocalista do grupo Chiclete com Banana, e É O Tchan. 

Continua após a publicidade

“Carnaval, seja fora de época ou não, é momento de se emocionar, de relembrar e, ao mesmo tempo, de celebrar o que vivemos agora. Então vou cantar antigos sucessos, novas músicas, canções de artistas que admiro, enfim, de tudo um pouco!”, afirma Bell Marques ao Essência. O cantor, já conhecido pelo público goianiense, também esteve à frente do Carna Gyn no ano passado.

Evento

Os goianienses não precisarão esperar março do ano que vem para curtirem a folia do Carnaval. Isso porque o Carna Gyn traz essa festividade para o segundo semestre de 2018 com o propósito de contagiar o público com a magia do axé. O cantor Rafa Marques conta ao Essência que a importância da famosa folia fora de época é não deixar morrer a alegria do Carnaval dentro das pessoas durante o restante do ano. 

O Carna Gyn, com essa nomenclatura, está em sua segunda edição, mas, na verdade, o evento é uma releitura do Carna Goiânia – que foi referência em Carnaval fora de época no Centro-Oeste. A Capital inclusive ficou conhecida por arrastar foliões pelas ruas de Goiânia com essa festividade. A última vez em que o Carna Goiânia ocorreu foi em 2008 – inclusive Bell Marques, ainda à frente do Chiclete com Banana, comandou a festa. E, para não perder a tradição, ele participou da programação no ano passado e também estará presente em 2018. 

Apesar da mudança de nome, o Carna Goiânia e o Carna Gyn têm o propósito de alegrar o público goiano com muito axé. Seja pelas ruas ou apenas no estacionamento do Serra Dourada; com ou sem abadas; com fantasias ou roupas discretas, com brilho no rosto ou sem glitter: a micareta continua sendo a mesma. O que importa é se divertir, com responsabilidade, curtindo os astros da música baiana. 

Além de Bell e É O Tchan, grandes cantores da nova geração da música baiana, como Rafa e Pipo Marques e Tomate, prometem sacudir as estruturas da Capital. O CarnaGyn ainda contará com trio elétrico, circuito, corredor, camarotes, food trucks e a Praça da Folia. E as atrações não param por aí… O evento também será embalado pelo house do DJ Guga Guizelini.

“Estamos muito felizes de tocar em Goiânia, nesse momento, que está sendo muito especial pra gente. Estamos com uma música nova muito forte, chamada Não Insista,  que está entre as 22 mais tocadas do Brasil no ranking da Billboard. Sem dúvida, é nosso melhor momento, é uma música que vai sacudir o público. O que não vai faltar são energia e muitos sucessos. O objetivo é fazer o povo não parar!”, brinca Pipo Marques. 

Seu irmão completa: “Estamos extremamente ansiosos por essa apresentação! Animados de tocar para o público de Goiânia, que ainda nos conhece pouco, mas tem uma história muito bacana com nosso pai, de quem sempre ouvimos relatos de muito carinho e de uma energia indescritível”, afirma Rafa Marques. A alegria vai ser grande nos palcos, até porque Bell Marques, neste ano, estará acompanhado de seus filhos. Essa energia, com certeza, vai contagiar os presentes. 

SERVIÇO

Carna Gyn 2018

Quando: sábado (29) e domingo (30)

Onde: Estacionamento do Serra Dourada (Av. Fued José Sebba, nº 1.170, Jardim Goiás – Goiânia)

Horário: das 15h às 23h59 (sábado) e das 14h às 22h59 (domingo)

Mais informações: www.bilheteriadigital.com.br

Entrevista: Bell Marques 

Você já se apresentou outras vezes em Goiânia. Como você avalia o Carna Gyn?

Todo evento que valoriza o artista, que valoriza a música e permite que diferentes sons cheguem ao público, com toda a segurança, deve ser aplaudido. O Carna Gyn é um evento especial, com energia diferenciada.

Em 2008, você se apresentou no Carna Goiânia, quando ainda era vocalista do Chiclete, e, no ano passado, no Carna Gyn, quando já trilhava a carreira solo. Você notou alguma diferença?

O evento está melhor a cada edição! E fico feliz de não ter percebido mudança na energia do público, que me recebeu muito bem nesse momento especial da minha carreira.

Em sua opinião, qual a importância dessa folia fora de época?

Nesse momento conturbado em que vivemos, poder abraçar os amigos, sorrir, cantar e curtir a música tem sua importância. Ao mesmo tempo, em outros aspectos, o entretenimento movimenta muito a economia e o turismo da região, então, importância não falta! (risos). 

Existe alguma diferença entre o Carnaval convencional e o Carnaval fora de época (em relação à apresentação)?

O percurso acaba sendo mais organizado, com menos surpresas. Isso dá uma segurança e uma tranquilidade maiores ao artista, também, que pode cantar para o público mais despreocupado.

Goiânia é conhecida como a ‘capital sertaneja’, embora o público seja bem eclético. Qual a importância de trazer o axé para cá?

O axé sempre quebrou barreiras, e, musicalmente, sempre incorporou sons aos seus maiores hits, sem se definir muito. O termo ‘axé’, que foi pejorativo, nunca definiu o que se fazia de música na Bahia, apenas a origem do que a gente criava enquanto artistas.

Como você avalia o público goiano?

Um público muito especial, que sempre teve um carinho muito grande pelos artistas baianos.

Veja Também