“Uma pitada extra de emoção, riso e alegria”

Espetáculo ‘O Grande Circo das Almas’ reestreia, neste sábado, em Goiânia

Postado em: 29-09-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: “Uma pitada extra de  emoção, riso e alegria”
Espetáculo ‘O Grande Circo das Almas’ reestreia, neste sábado, em Goiânia

SABRINA MOURA*

Em 2018, o grupo Arte Nascente (GAN) celebra 30 anos de história e atuação. Dentro da programação de atividades e comemorações, está a reestreia do musical O Grande Circo das Almas, que será apresentado neste sábado (29), em Goiânia. 

Continua após a publicidade

Segundo o diretor artístico do espetáculo, Marcus Gouveia, será realizada essa reestreia para abarcar o público que não pôde assistir ao espetáculo do (GAN) em 2017. “No ano passado, tivemos duas sessões lotadas na sua estreia, e, por meio de um respaldo do público, fomos informados de que muita gente acabou não assistindo por questão de data e ingressos esgotados”, conta ele.

Com uma proposta ousada – marca registrada do grupo que sempre surpreende o espectador –, o GAN coloca 26 artistas em cena, entre atores, bailarinos e músicos. Marcus explica que este não é um espetáculo de arte circense onde o público vai ver grandes mágicas e pirofagia.“Ele tem o pano de fundo de um circo e de uma pequena trupe, chamada Trupe Alma Livre, que percorre o interior do Brasil se apresentando para os mais simples e desfavorecidos. É em uma dessas apresentações que acontece toda a trama, que está nos bastidores do espetáculo mostrando as relações dos envolvidos, as famílias que trabalham no circo e os personagens”, conta ele. “O diferencial desta temporada são cenas e músicas inéditas que não estavam na primeira temporada. O público vai ter uma pitada extra de emoção, riso e alegria”, completa o diretor artístico.

No entanto, em linhas gerais, o roteiro não foi alterado, e se passa no momento em que a trupe se prepara para o início das apresentações em uma cidade do interior. A partir daí, nos bastidores, os artistas buscam na arte, no otimismo e na união a superação de seus medos e fantasmas internos. No musical, cada personagem possui características peculiares que se identificam com os mais diversos perfis cotidianos, com seus sentimentos e máscaras sociais.

Arte, emoção e encanto têm direção geral de Danton Debbar. A preparação de atores é por Marcus Gouveia, e, a preparação musical, de Vanessa Bertolini. A coordenação é de Merissa Sampaio. As coreografias são assinadas pelos renomados bailarinos Luciana Caetano e William Machado sob a coordenação de dança de Vanessa Estrela.

O GAN

O Grupo Arte Nascente (GAN) é uma organização não governamental (ONG) que desenvolve um trabalho multiartístico de música, teatro, dança e audiovisual voltado para a valorização da vida através da arte. O grupo atua, desde 1988, de forma voluntária, em escolas, empresas, eventos e instituições, no Brasil e exterior, com apresentações musicais, espetáculos, esquetes, palestras e seminários. “Nesses 30 anos, o grupo celebra a gratidão de se consolidar como uma ONG da arte e do bem, com vários trabalhos na área da arte que alcançam o Brasil e o mundo. Temos pessoas que conhecem o GAN de todos os cantos do País, que se emocionam e carregam a bandeira, e já superaram situações difíceis em função das ações do grupo. Celebramos além do crescimento, essa oportunidade que a gente tem de ajudar as pessoas, a família GAN é incrível com pessoas que se juntam pra fazer arte”, finaliza Marcus.

Em 2006, o GAN teve sua utilidade pública decretada pela Assembleia Legislativa de Goiás. Em 2009, foi criado o Ganzinho, um trabalho realizado com crianças a partir de 2 anos de idade e jovens promovendo a formação, sensibilização artística e prática do bem. Com sete álbuns de música já lançados, dois DVDs e quatro espetáculos musicais, o GAN agora lança o seu mais recente trabalho, trazendo a alegria do circo.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘O Grande Circo das Almas’

Quando: sábado (29)

Onde: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013. Setor Santa Santa Genoveva – Goiânia)

Horário: 18h e 20h30

Mais informações: (62) 3269-0810 

Veja Também