Goiás recebe nova região turística com diversos atrativos

Encantos do Planalto Central é a nova região turística de Goiás, o território abriga diversos atrativos naturais e culturais, como a maior praia artificial da América do Sul

Postado em: 26-12-2023 às 09h17
Por: Leticia Leite
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás recebe nova região turística com diversos atrativos
Encantos do Planalto Central é a nova região turística de Goiás, o território abriga diversos atrativos naturais e culturais, como a maior praia artificial da América do Sul | Foto: Divulgação/ Goiás Turismo

O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), anunciou, no início deste mês de dezembro, a criação de uma nova região turística: Encantos do Planalto Central. A 12ª região no Mapa do Turismo reúne oito municípios próximos ao Distrito Federal: Abadiânia, Alexânia, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina. O ato foi formalizado entre representantes das prefeituras e da iniciativa privada, que elegeram a diretoria do Fórum Regional de Turismo.

O território abriga diversos atrativos naturais e culturais, como a maior praia artificial da América do Sul, no lago Corumbá IV, o maior clube de pesca esportiva do país e a única propriedade rural do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em Luziânia; o maior domo de cristal lemuriano do planeta, em Cristalina; a maior cachoeira acessível do país com seus 168 metros – Salto do Itiquira – em Formosa; a capital do artesanato goiano, em Olhos D’Água, distrito de Alexânia; além de hotéis fazenda e farta gastronomia regional.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a iniciativa traz uma nova imagem para a chamada ‘região do Entorno’, que muitas vezes foi tratada de forma pejorativa. “Através do turismo, podemos divulgar as belezas, o que esses municípios têm de melhor e, com o fomento à atividade e promoção turística, contribuir com a Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal, criada pelo governador Ronaldo Caiado, que tem atuado em prol do fortalecimento da economia, com geração de emprego e renda”, completou.

Continua após a publicidade

O coordenador de estruturação de destinos da Goiás Turismo e interlocutor do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo em Goiás, Luciano Guimarães, destacou que o engajamento dos municípios envolvidos foi fundamental para a concretização do projeto. “Estamos felizes com essa maturidade dos gestores e empresários a ponto de se unirem para fortalecer um território que já nasce grande pelo fato de estar entre duas capitais, Goiânia e Brasília”, destacou.

Nova configuração

Com a criação da Região Encantos do Planalto Central, Goiás passa a contar com 12 regiões turísticas. A Goiás Turismo e os municípios optaram, também, por alterar os nomes de duas regiões. Com as mudanças, o Mapa do Turismo de Goiás será composto pelas regiões: Chapada dos Veadeiros; Chapada das Emas; Estrada de Ferro; Águas Quentes; Lagos do Paranaíba; Negócios e Tradições; Pegadas no Cerrado, Vale da Serra da Mesa; Vale do Araguaia; Terra Ronca (antiga Águas e Cavernas do Cerrado); do Ouro (antiga Ouro e Cristais) e Encantos do Planalto Central.

Passaporte de turismo

Goiás inovou no turismo ao oferecer o ‘Passaporte do Turismo Goiano’, uma iniciativa da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO). O documento foi entregue durante o 4º Fórum Legislativo de Turismo, sob a presidência do deputado Coronel Adailton, que aconteceu em novembro deste ano, no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO).

Os pontos turísticos de Goiás certamente terão uma divulgação nacional e internacional depois da criação do passaporte do turismo goiano. O espírito desbravador, a sensação de liberdade e o respeito à natureza são características marcantes dos turistas, que certamente irão curtir, valorizar e divulgar as belezas naturais e os atrativos turísticos de nosso Estado. A dica é, acelere com cuidado pelas estradas de Goiás e registre tudo no seu passaporte.

O Passaporte do Turismo Goiano é uma obra de arte, ilustrada com fotos dos atrativos turísticos das onze regiões que abrangem os 95 municípios do Mapa do Turismo goiano. No formato padrão de um passaporte, o documento oferece espaços dedicados às anotações de visitas, incluindo data e assinatura do visitante.

Além de ser uma lembrança personalizada de cada visita, as informações registradas nas visitações serão compiladas para gerar dados estatísticos. Esses dados serão essenciais para orientar futuras ações de promoção do turismo em Goiás. Para os amantes de viagem, que estão em busca de uma forma única de documentar suas aventuras pelo Estado, o passaporte promete ser um companheiro inseparável em suas futuras aventuras por Goiás. 

De acordo com o deputado Coronel Adailton, a iniciativa tem como objetivo incentivar os viajantes a explorar, valorizar e promover os atrativos turísticos de Goiás. Ele destaca que “registrar suas viagens ajuda no planejamento, proporcionando um conhecimento mais aprofundado da diversidade de atrativos que nosso estado oferece”, explica. 

O portador do passaporte será orientado a procurar a Comissão de Turismo sempre que precisar de uma nova edição. As informações sobre as visitações serão utilizadas para gerar dados estatísticos, orientando novas ações de promoção do turismo em Goiás. Esta iniciativa promete impulsionar o turismo local, incentivando a descoberta de novos destinos e experiências em terras goianas. Para quem tiver interesse em adquirir o passaporte turístico, ele pode ser solicitado de forma gratuita, na Comissão de Turismo da ALEGO. 

Veja Também