Uma orquestra, três tenores

Felix Emanuel, Hélenes Lopes e Hudson Ayres se apresentam, hoje, com a Sinfônica Jovem de Goiás

Postado em: 02-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Uma orquestra, três tenores
Felix Emanuel, Hélenes Lopes e Hudson Ayres se apresentam, hoje, com a Sinfônica Jovem de Goiás

GABRIELLA STARNECK

Uma orquestra, três tenores: essa é a proposta do Três Tenores In Concert, que será apresentado nesta terça-feira (2) no Teatro Sesi. Sob a regência do maestro Eliel Ferreira, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) divide o palco com três convidados especiais – o pianista e cantor austríaco Felix Emanuel Bauer e os tenores brasileiros Hélenes Lopes e Hudson Ayres. O ingresso para entrada são 2kg de alimentos ou um livro literário.

Continua após a publicidade

Eliel Ferreira conta ao Essência que a proposta do Três Tenores In Concert é trazer para o público goianiense um formato de apresentação que já é tradicional fora do Brasil: “É a primeira vez que a Orquestra Jovem apresenta um concerto neste formato, com a participação de três solistas destaques em Goiás e no cenário brasileiro. Os preparativos estão intensos, uma vez que esta é mais uma iniciativa para arrecadar recursos para a turnê da China”.

Evento

O Três Tenores In Concert é uma mostra das composições de ópera mais populares do repertório tenor, passando desde o bel canto, com Donizetti e Rossini, até românticos como Massenet, Verdi e Puccini. Sobre o repertório, que será executado por três tenores acompanhados pela Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, o maestro afirma que a seleção das obras foi feita por ele em parceria com os convidados: “Cada um sugeriu áreas que se sentem mais confortáveis para fazer o solo”. Eliel ainda conta que Felix Emanuel Bauer, Hélenes Lopes e Hudson Ayres interpretarão solos individuais, mas, no fim da apresentação, os músicos irão apresentar em conjunto quatro peças. 

Uma surpresa para noite será a interpretação da composição Bella Ciao, que ficou famosa após a série La Casa de Papel. “Esperamos com o concerto Três Tenores, que é um clássico da música ocidental, trazer para o público sucessos da música – Pavarotti, Josep Carreras, Plácido Domingo, entre outros. A expectativa é de um espetáculo diferente e animado, com canções bastante conhecidas, que são sucesso no mundo todo, e que os presentes poderão cantar junto com a gente”, observa o maestro.

Sobre os desafios para estruturar o Três Tenores In Concert, Eliel afirma ter dificuldades para conseguir as partituras: “Geralmente, é difícil ter acesso a elas”. Outro aspecto citado por ele tem relação com o formato da apresentação: “A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás geralmente não tem muito contato com esse tipo de repertório. A dificuldade de você acompanhar cantores é totalmente diferente de acompanhar instrumentistas”, destaca o maestro.

Convidados

Eliel conta que para o evento Três Tenores In Concert, a organização escolheu Felix Emanuel Bauer, Hélenes Lopes e Hudson Ayres, porque os músicos têm se destacado não apenas no cenário goiano, mas no nacional: “São solistas de ponta, de renome e com muita qualidade técnica vocal”. E o maestro completa: “A expectativa é de casa cheia. Tenho certeza de que será um sucesso, uma noite memorável”. 

Felix Emanuel Bauer – Nascido em Salzburgo, na Áustria, o solista iniciou seus estudos musicais como aluno de piano, ainda criança, depois de se mudar para o Brasil. Ele tocou para grandes nomes da música  como: Marlos Nobre, Almeida Prado, Luís de Moura Castro, Belkiss Spenzieri e participou de diversos concursos, festivais e concertos, em âmbito naciona e internacional. No canto, iniciou seus estudos aos 16 anos. Felix é bacharel em Canto pela Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG. 

Hélenes Lopes – Nascido em Conceição do Araguaia (PA) e radicado em Goiânia, Hélenes é tenor de destaque na cena lírica nacional. Ele ganhou o 1º Lugar Masculino no 1º Concurso Internacional de Canto de Goiânia. Foi solista na Messa da Requiem (Verdi), com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) e Orquestra Sinfônica do Espírito Santo; 9ª Sinfonia (Beethoven), com a Orquestra Filarmônica de Goiás e com a OSJG; Te Deum (Bruckner), com a Sinfônica de Goiânia, além de concertos com diversas orquestras do Brasil.

Hudson Ayres – O tenor começou seus estudos de música na Escola de Música de Brasília em 2000. Em 2010, iniciou sua graduação em Música com habilitação em Canto na Universidade Federal de Goiás (UFG). Como solista, atuou na montagem do Messias de Haendel (2012); Missa em Dó Menor (2002) e Réquiem (2012) de Mozart; Missa Crioula de Ariel Ramires (2006), dentre outras. Paralelamente aos estudos de canto lírico, desenvolve intensa atividade cultural com shows de MPB, em teatros (Teatro Goiânia, Teatro Nacional em Brasília, Centro Cultural da UFG, Teatro Sesi) e com produção artística em eventos culturais – saraus, masterclass e também ações musicais voluntárias.

SERVIÇO

‘Três Tenores In Concert’ 

Quando: terça-feira (2)

Onde: Teatro Sesi

Entrada: 2kg de alimentos ou um livro literário (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva – Goiânia) 

Veja Também