Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Teresa Salgueiro fala sobre carreira internacional

A artista aborda a estreita relação que mantém com a música brasileira desde a juventude

Postado em: 01-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Teresa Salgueiro fala sobre carreira internacional
A artista aborda a estreita relação que mantém com a música brasileira desde a juventude

A cantora e compositora portuguesa Teresa Salgueiro é entrevistada no programa Singulares desta quinta (1º), às 21h15, na TV Brasil. A artista comenta a trajetória de sua carreira solo internacional e aborda a estreita relação que mantém com a música brasileira desde a juventude. A diva foi a voz do grupo Madredeus por vinte anos. Com o conjunto português, a cantora lançou nove álbuns e vendeu mais de cinco milhões de discos pelo mundo até decidir iniciar sua carreira solo.

Carreira 

Continua após a publicidade

No depoimento à série da emissora pública, Teresa Salgueiro recorda que em 2007, ainda integrando o Madredeus, lançou o projeto individual Você e Eu. No disco, Teresa Salgueiro interpretou diversas canções de ícones do cancioneiro nacional como Pixinguinha, Tom Jobim, Chico Buarque e Dorival Caymmi.

Ela conta como essa experiência profissional foi influenciada pelas referências que adquiriu na infância. “Desde muito criança, eu me lembro de ouvir no rádio canções brasileiras. Do Tom Jobim, Elis Regina, João Gilberto, Maria Bethânia, Caetano…”, lembra. Teresa reflete sobre a repercussão das obras brasileiras no mercado fonográfico português. “Era uma indústria. A música do Brasil tinha força e era cantada em português. E Portugal não tinha essa indústria. Ela não estava desenvolvida. Então, nós recebíamos e ouvíamos na rádio essa música numa língua que eu entendia, mesmo quando criança”.

O álbum Mistério, de 2012, e seu mais recente trabalho, O Horizonte, lançado em 2016, solidificaram a carreira solo internacional da musa portuguesa. Para Teresa, os dois discos contribuíram para seu reconhecimento não só como cantora, mas principalmente como compositora. “São dois álbuns que representam muito para mim porque neles eu me apresento ao público de forma diferente do passado, ou seja, não apenas como intérprete, mas como autora da música, com os músicos, e das letras, das palavras. Então, estou cantando as palavras que são o meu pensamento. Elas refletem a minha forma de ver a vida, de ver o mundo”, revela.

Singulares 

Entrevistas exclusivas com grandes nomes que são referência no seu campo de saber em esfera mundial. Essa é a premissa do programa Singulares, produção própria da TV Brasil. A nova atração da emissora pública pretende apresentar ideias e histórias partilhadas por pessoas de diversas nacionalidades que são destaque em sua área de conhecimento. Personalidades internacionais da música, literatura, cinema, jornalismo, arte e ciência mostram o quê têm a dizer no Singulares. A cada episódio, um convidado, um universo, uma língua, uma perspectiva diferente.

SERVIÇO

‘Singulares’ – quinta-feira (1º), às 21h15, na TV Brasil 

Veja Também