Quanto tempo leva para uma sacola plástica se decompor completamente?

Descubra também os impactos gerados pela utilização das tão famosas sacolinhas "de supermercado".

Postado em: 25-04-2024 às 13h49
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: Quanto tempo leva para uma sacola plástica se decompor completamente?
Sacola plástica | Foto: Freepik

Seja no supermercado, na feirinha da cidade ou no shopping center, ver sacolas plásticas por aí já virou comum para os brasileiros. Segundo a engenheira ambiental, Lara Iwanick, cerca de 3 milhões de toneladas de plástico de uso único são produzidos no Brasil todos os anos. Isso equivale a 500 bilhões de itens de plásticos descartáveis. Dessa forma, 72 bilhões são sacolas plásticas.

As sacolas plásticas podem demorar 400 a até mesmo mil anos para se decompor na natureza. A diferença é grande quando se compara com sacolas de papel que gastam 30 anos para se decompor, ou até mesmo de sacolas feitas com tecido que podem ser usados por pelo menos um ano e o tempo de degradação aproximado é de 50 anos.

Malefícios do uso de sacolas plásticas

Mas olha só, esse pequeno item que pode parecer até mesmo inofensivo é um verdadeiro vilão do meio ambiente. Uma vez que, um estudo publicado pela revista científica norte-americana Science aponta que até 2050, haverá mais plásticos nos oceanos do que peixes. Sendo assim, a grande quantidade de sacolas plásticas descartadas no mar é ameaçadora para a vida marinha e todo ecossistema

Continua após a publicidade

Além disso, o excesso de plástico no meio ambiente pode entupir passagens de água em córregos e bueiros, contribuindo para enchentes em época de chuvas. E não para por aí, as sacolas plásticas são produzidas a partir de polietileno e a decomposição dessa substancia libera gás carbônico e polui o meio ambiente

Para reduzir os danos

Bom, a boa notícia é que ainda podemos fazer a nossa parte para mudar esse cenário de degradação ambiental. Dessa forma, as orientações que ajudam a proteger o ecossistema devem ser repassadas para toda a população e as mudanças de comportamento a partir de práticas saudáveis são bem-vindas.

  • Evite utilizar os canudos de plástico, copos, talheres e pratos descartáveis.
  • Prefira consumir bebidas em garrafas de vidro.
  • Busque reutilizar embalagens de plástico.
  • Faça a devida separação correta para a coleta de material reciclável.
  • No supermercado, opte por caixas de papelão ou ecobags para carregar as compras

Veja Também