Temporal catastrófico causa rompimento parcial de barragem no Rio Grande do Sul

Situação é calamidade pública e levou autoridades à preocupação.

Postado em: 02-05-2024 às 17h33
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Temporal catastrófico causa rompimento parcial de barragem no Rio Grande do Sul
Parte da barragem 14 de Julho no Rio Grande do Sul, em Cotipórã, se rompeu.

Na tarde desta quinta-feira (2), parte da barragem 14 de Julho no Rio Grande do Sul, em Cotipórã na Serra Gaúcha se rompeu. A cidade fica a 170 quilômetros de Porto Alegre. Em suas redes sociais, o governador Eduardo Leite, afirmou que o colapso não deve causar a “devastação de enxurrada”, mas mesmo assim, os moradores de cidades baixas devem sentir os impactos do Rio Taquari.

A defesa Civil pediu que os moradores de municípios próximos procurem áreas mais altas, acima de seis metros do nível do mar. A defesa civil alertou os moradores dos municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado a procurarem abrigos públicos e abandonarem as áreas de risco.

A Agência Nacional de Energia Elétrica,(Aneel), está investigando o rompimento parcial da barragem, a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura também monitora outras 13 barragens . Até o momento estima-se que as chuvas fortes que ocorrem desde o dia 24 de Abril, já tenha deixado 21 pessoas mortas e outras 21 desaparecidas.

Continua após a publicidade

Escrito por Thais Teixeira

Veja Também