Ações no TSE solicitam cassação de Sérgio Moro

Processos movidos pelo PL e PT chegam ao Tribunal Superior Eleitoral após a absolvição do ex-juiz no TRE-PR

Postado em: 02-05-2024 às 20h16
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Ações no TSE solicitam cassação de Sérgio Moro
O PL e a federação recorreram ao TSE após Moro ser absolvido pelo TRE-PR com um placar de 5 votos a 2 | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

As ações que buscam a cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) chegaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo designadas ao ministro Floriano de Azevedo Marques. O processo ocorreu nesta quinta-feira (2), após o PL e uma federação composta por PT, PCdoB e PV recorrerem da decisão de absolvição pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), onde Moro obteve uma vitória por 5 votos a 2.

O PL argumentou ao TSE que os investigados foram excessivamente favorecidos por recursos financeiros durante a pré-campanha eleitoral de 2022, contestando o veredicto do TRE-PR. Os advogados da federação também sustentaram que os outros pré-candidatos ao Senado no Paraná não tiveram acesso aos recursos disponíveis para a campanha de Moro, nem à estrutura de pessoal e marketing digital inaugurada oito meses antes do período eleitoral.

Por sua vez, a defesa de Moro rejeitou as acusações, afirmando que não houve irregularidades na eleição e que os valores mencionados nas ações são inflados. Eles argumentaram que a pré-campanha de Moro não foi abastecida com recursos excessivos, conforme pressuposto, e que não houve omissão de gastos, refutando as alegações apresentadas pelos recorrentes.

Veja Também