Ministro da Defesa José Múcio fala em guerra no RS e pede trégua às pessoas que tentam fazer política em meio ao caos

Na tarde dessa segunda-feira, 6 de maio, o ministro da Defesa José Múcio concedeu entrevista ao Estúdio i, comandado por Andréia Sadi.

Postado em: 06-05-2024 às 16h37
Por: Andresa Cardoso dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministro da Defesa José Múcio fala em guerra no RS e pede trégua às pessoas que tentam fazer política em meio ao caos
Ministro da Defesa José Múcio declara situação de guerra no RS em entrevista ao Estúdio i. Foto: Reprodução/Globo

Na tarde dessa segunda-feira, 6 de maio, o ministro da Defesa José Múcio concedeu entrevista ao Estúdio i, comandado por Andréia Sadi. Múcio rebate sobre a catástrofe no Rio Grande do Sul que, até agora, conta com 83 vítimas fatais, e declara que as medidas estão sendo tomadas sob a ótica de uma “operação de guerra”.

Nesse sentido, o ministro expõe ações que estão sendo implantadas o mais rápido: 16 aeronaves estão em uso pelas Forças Armadas para auxiliar no resgate e envio de mantimentos às vítimas.

No momento, a estimativa é de que 46 mil pessoas tenham sido resgatadas. Múcio declara: “Nunca vi as forças envolvidas em uma situação como essa”, e enfatiza que o planejamento atual é salvar o maior número de pessoas e, quando isso for concluído, “cada um volta para suas trincheiras”.

Continua após a publicidade

O ministro da defesa relata que para uma das ações de resgate, foram usados óculos especiais para resgatar 20 pessoas que estavam em tetos durante a noite.

Mesmo com muitos esforços, o ministro declara que, infelizmente, não será possível atender todos os munícipios de maneira excepcional, e que as ações estão sendo feitas de formas emergenciais.

Veja Também