Acordo entre governo e sindicato para acabar com greve dos professores é suspenso pela Justiça

O trato entre o Governo Federal e um sindicato foi proibido pela 3ª Vara Federal de Sergipe.

Postado em: 29-05-2024 às 20h09
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: Acordo entre governo e sindicato para acabar com greve dos professores é suspenso pela Justiça
| Foto: Fabio Rodrigues - Pozzebom / Agência Brasil

A 3ª Vara Federal de Sergipe proibiu o Governo Federal de firmar um acordo salarial exclusivo com a Proifes (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico) que é uma das entidades que representam os professores federais em greve por reajuste salarial.

Na segunda-feira (27), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou um acordo com a Proifes para encerrar a paralisação. Na ocasião, foi proposto um reajuste de 9% em janeiro de 2025 e de 3,5% em maio de 2026. No entanto, a decisão judicial desta quarta-feira suspendeu este acordo, afirmando que poderia prejudicar os direitos dos docentes não representados pela Proifes.

A ação foi realizada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe que está ligada ao Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), que se demonstra contrário aos percentuais oferecidos pelo governo e rival político da Proifes.

Veja Também