7 livros católicos para renovar a fé

Estas leituras podem impressionar qualquer católico.

Postado em: 30-05-2024 às 14h10
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: 7 livros católicos para renovar a fé
| Foto: New York Times

A leitura de bons livros podem ser uma excelente ferramenta para potencializar a fé e explorar as histórias e os significados das tradições católicas. Para tornar feriado de Corpus Christi em um momento de ainda mais conexão com Deus, confira 7 livros católicos que podem renovar a fé de um cristão.

Catecismo da Igreja Católica, por Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

“Um catecismo deve apresentar, com fidelidade e de modo orgânico, o ensinamento da Sagrada Escritura, da Tradição viva na Igreja e do Magistério autêntico, bem como a herança espiritual dos Padres, dos Santos e das Santas da Igreja, para permitir conhecer melhor o mistério cristão e reavivar a fé do povo de Deus. Deve ter em conta as explicitações da doutrina que, no decurso dos tempos, o Espírito Santo sugeriu à Igreja. É também necessário que ajude a iluminar, com a luz da fé, as novas situações e os problemas que ainda não tinham surgido no passado.” (João Paulo II)

O Evangelho de Maria: A mulher que venceu o mal, por Gabriele Amorth

Quem, afinal, pode ser mais poderoso nesta terra? Conhecemos bem a imagem do Apocalipse que a tradição aplicou a Maria: uma mulher revestida de sol, tendo a Lua debaixo dos pés e uma coroa de estrelas à cabeça.

Continua após a publicidade

É esta Virgem resplandecente que pisa na Serpente: é, afinal, a Mãe do próprio Salvador, aquela que não teve mácula alguma ― a mais perfeita criatura a sair das mãos de Deus.

Não surpreende, pois, que o exorcista mais conhecido de todos os tempos tenha desejado dedicar um livro inteiro a nos fazer meditar sobre a vida, os mistérios e os dogmas marianos. Quem, afinal, pode ser mais poderoso nesta terra? Com estas páginas, Gabriele Amorth faz-nos mergulhar, com reflexões destinadas a cada dia do mês, nos mistérios de uma jovem simples, comum, mas que até hoje faz tremer o inferno inteiro.

Fátima, Por Berthaldo Soares e Kenya Camerotte

O novo livro da série best-seller com mais de 700 mil exemplares vendidos no Brasil Conheça a história da santa que apareceu para três crianças pobres, mudou o rumo de guerras, salvou a vida de um papa, revelou um segredo ainda cercado de mistérios e conquistou o mundo.

Esses episódios curiosos combinados com uma pesquisa apurada farão os leitores – independentemente de sua religião – se encantarem com todos os acontecimentos impressionantes e as histórias de fé e devoção que cercam as Aparições ocorridas há mais de um século.

A biografia da santa é escrita por Kenya e Berthaldo Soares, fundadores da associação arquidiocesana Tarde com Maria e responsáveis pela Capela das Aparições no Rio de Janeiro – única réplica autorizada no mundo do Santuário de Fátima de Portugal.

O Cristão Bem Formado, por São João Bosco

São João Bosco, neste pequeno livro, ensina-nos que são dois os principais artifícios do maligno para afastar as almas de Deus: o primeiro é fazer crer que, para servir Deus, é preciso levar uma vida melancólica, longe de todo divertimento e prazer.

Porém, o santo indica-nos um caminho que leva a uma vida onde o cristão se torna feliz e lhe são concedidos os verdadeiros divertimentos e encantos, de tal forma que possa dizer como Davi: “Servi ao Senhor com alegria” (Sl 100,2). O outro engano sugerido pelo espírito pernicioso é a esperança de uma vida longa, junto com a ideia de se converter na velhice ou apenas na hora da morte, para melhor ‘aproveitar’ a vida.

Mas São João Bosco questiona: “Quem pode nos assegurar que um dia chegaremos a ser velhos?”. Além disso, “a estrada que o homem escolher na juventude provavelmente será a mesma até a morte. Isso significa que se começar a viver bem na mocidade, decisivamente viverá nesse caminho e terá uma boa morte, que será o princípio da felicidade eterna.

Pelo contrário, se desde o começo deixar-se dominar pelos vícios, possivelmente continuará assim em todas as etapas da vida e encontrará a eterna infelicidade”. E para que tal desgraça não aconteça, ele propõe uma breve e fácil norma de vida, que é suficiente para se tornar consolo para os familiares, patriota honrado, bom cidadão na Terra e, mais tarde, bem-aventurado habitante do Céu.

Trata-se portanto, de um livro que ajuda a adquirir uma boa formação de maneira prática, de modo a preparar o cristão para os desafios do dia-a-dia.

O admirável segredo do Santíssimo Rosário: Para se converter e se salvar, por S. Luís Maria Grignion

Este livro foi escrito por São Luís Maria Grignion de Montfort (1673-1716) nos últimos anos de sua vida, podendo ser considerado uma obra de sua maturidade como autor cristão. Ele dividiu a obra em cinco partes, seguindo a alegoria de cada conta do Rosário como sendo um botão de rosa que é entregue a Deus por meio de sua Santíssima Mãe.

Confissões de Santo Agostinho, por Santo Agostinho

Redigido no século IV, entre Antiguidade e Idade Média, as Confissões de Agostinho de Hipona são ainda hoje um livro surpreendente. Por um lado, pela densidade poética e pela originalidade da escrita, e por inaugurar o gênero da autobiografia como história da formação de uma personalidade, elas representam um marco único na história da literatura ocidental.

Por outro, Agostinho elabora nelas uma nova maneira de fazer filosofia, estranha à tradição antiga, por ser baseada não apenas em conceitos abstratos e deduções, mas sobretudo na observação fina dos movimentos psicológicos, das motivações interiores e do significado de pequenos fatos e gestos cotidianos. O resultado é uma leitura incontornável para todos os que se interessam por filosofia, história ou religião.

Veja Também