24 horas em Goiás: saiba como curtir a cidade em pouco tempo

Nesse roteiro de 24 horas, vamos explorar alguns dos melhores lugares de Goiás

Postado em: 24-06-2024 às 16h01
Por: Comercial O Hoje
Imagem Ilustrando a Notícia: 24 horas em Goiás: saiba como curtir a cidade em pouco tempo
Nesse roteiro de 24 horas, vamos explorar alguns dos melhores lugares de Goiás | Foto: Divulgação/ iStock

Localizada no Centro-Oeste brasileiro, Goiás é uma cidade repleta de destinos históricos belezas naturais, muito interessante para qualquer tipo e estilo de viajante. 

Fundada no século XVIII, e antigamente conhecida como Vila Boa de Goiás, o município que leva o mesmo nome do estado é um patrimônio histórico e cultural que encanta visitantes com seu charme colonial, igrejas, ruas feitas de pedras, casas de pau a pique e monumentos muito bem preservados. 

Nesse roteiro de 24 horas, vamos explorar alguns dos melhores lugares de Goiás, com pontos turísticos bonitos, joias naturais e ótima gastronomia típica.

Continua após a publicidade

Como chegar em Goiás?

Se estiver de malas prontas para Goiás mas ainda não reservou o meio de transporte, fique tranquilo. É possível comprar passagem de onibus mineiros no último momento, mesmo durante alta temporada, em plataformas online como a BlaBlaCar, ou diretamente na rodoviária.

Saindo de Goiânia, o valor da passagem ônibus até Goiás gira em torno de R$30. Há opções de hora em hora, entre as 6h e as 20h.

24 horas em Goiás

Vamos lá! Confira o roteiro para um dia perfeito nesse incrível município brasileiro.

Manhã: Centro histórico 

O coração de Goiás, o Centro Histórico, foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO em dezembro de 2001.

O ideal é começar o dia cedinho e caminhar pelas ruas estreitas, apreciando os prédios e construções coloniais que datam do período da mineração de ouro. A primeira parada deve ser a Praça do Coreto, um ponto imperdível que oferece uma vista panorâmica de toda a cidade (também legal para conhecer durante a noite!)

Após uma caminhada relaxante, o mais conveniente é visitar o Museu das Bandeiras. Sediado no antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia e aberto ao público desde 1954, o museu abriga uma incrível coleção de 573 peças históricas significativas da presença negra, indígena e portuguesa no estado, narrando a história da exploração e colonização do interior do Brasil. 

Nesse local é possível aprender sobre as expedições bandeirantes e a vida na época da mineração.

Meio-dia: Igreja de Nossa Senhora do Rosário 

Depois de visitar o museu, continue para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, uma das mais antigas da cidade, construída pelos escravos em 1761 para abrigar a irmandade em devoção à Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

 A igreja é um testemunho da arquitetura barroca e oferece uma visão super aprofundada da religiosidade e da história local. Ao lado da igreja fica o Convento do Rosário (hoje Associação dos Artesãos de Goiás).

Durante a Procissão de Fogaréu, uma tradição que busca relembrar o que levou à prisão de Jesus, o local é palco da encenação da mesa da Última Ceia, já abandonada pelo profeta e por seus discípulos.

Almoço: Restaurante típico no centro histórico

A riqueza cultural de Goiás não inclui somente a arquitetura e a história, mas a gastronomia também. 

Para o almoço, o ideal é ir para um dos restaurantes típicos no centro histórico, perto do mercado, como o Bar do Luiz, onde são encontrados pratos da culinária goiana, como empadão goiano, discos de carne, arroz com pequi e frango com guariroba. 

Escolha um restaurante com vista para a cidade para aproveitar uma refeição diferenciada. 

Tarde: Casa de Cora Coralina e Cachoeira das Andorinhas

Após o almoço, é hora de visitar a Casa de Cora Coralina, um dos pontos mais icônicos de Goiás. A casa-museu foi a casa da famosa poetisa goiana e oferece uma visão íntima de sua vida e obra, cheia de aprendizado. 

Passeie pelos cômodos da casa, observe os objetos pessoais de Cora e leia alguns de seus poemas mais inspiradores. O valor do ingresso é R$10,00, e funciona de terça-feira a sábado.

Em seguida, aproveite o lado natural de Goiás com uma visita à Cachoeira das Andorinhas. 

Localizada a cerca de 15 minutos do centro da cidade, a cachoeira é um ótimo lugar para relaxar e se refrescar. A trilha para a cachoeira é curta e de super fácil acesso, permitindo apreciar a biodiversidade locais. Leve uma toalha, alguns snacks e bebidas para um piquenique e aproveite.

Noite: Jantar com show ao vivo

De volta à cidade, escolha algum restaurante aconchegante para o jantar. Muitos estabelecimentos, como o Tempero e Arte, oferecem música ao vivo, criando uma atmosfera acolhedora e animada. 

Aproveite de mais um prato típico goiano, uma cerveja artesanal gelada, e, se tiver sorte, ouça um pouco de música sertaneja raiz ou moda de viola, gêneros super tradicionais da região.

PI 30364

Veja Também