5 livros imperdíveis da literatura clássica italiana

Os clássicos de Alessandro Manzoni, Giovanni Boccaccio e Dante Alighieri não podem estar fora da sua estante

Postado em: 29-06-2024 às 11h51
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: 5 livros imperdíveis da literatura clássica italiana
Os clássicos de Alessandro Manzoni, Giovanni Boccaccio e Dante Alighieri não podem estar fora da sua estante. Foto: Canva

A literatura italiana clássica é um rico tesouro de obras que atravessam séculos, encantando leitores com sua profundidade, beleza e poder narrativo. Sendo assim, confira a seguir uma seleção de 10 livros fundamentais que capturam a essência dessa tradição literária.

Leia também: 5 livros LGBTQIAPN+ picantes capazes de tirar o fôlego

5 Filmes de comédia imperdíveis na HBO MAX

“A Divina Comédia” – Dante Alighieri


Este livro é um verdadeiro clássico da literatura italiana. Dessa forma, ele explora uma jornada épica através do Inferno, Purgatório e Paraíso, escrita por Dante no século XIV. Sendo assim, um verdadeiro marco da literatura mundial que explora temas de redenção, justiça e amor divino.

Continua após a publicidade

“O Decamerão” – Giovanni Boccaccio


Bom, estes contos fascinantes sobre amor, traição, sorte e sagacidade são narrados por um grupo de jovens refugiados da peste em Florença no século XIV. Dessa forma, o autor é considerado uma das grandes vozes do Renascimento italiano e estes livros podem te surpreender.

“Os Noivos” – Alessandro Manzoni

Certamente, é uma obra crucial de Manzoni. Uma vez que é um classico romance histórico italiano, ambientado no século XVII. Prepare-se para explorar os desafios morais e sociais enfrentados por seus protagonistas.

“O Leopardo” – Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Um romance ambientado na Sicília do século XIX, que narra a ascensão e queda de uma família aristocrática diante das mudanças sociais. Duas editoras recusaram este livro e a terceira a publicou apenas um ano após a morte de Lampedusa, em 1958. Após isso, ele recebeu atenção da crítica e se tornou um best-seller da Itália.

“O Príncipe” – Nicolau Maquiavel

Um tratado político que discute estratégias de governo e poder. Dessa forma, o controverso e intrigante filósofo Maquiavel escreveu e publicou este livro em 1532. Sendo assim, o autor explorava conselhos de como conquistar e manter o poder quando se trata de política, com base na experiência de Maquiavel e exemplos históricos.

Veja Também