Temporada no Araguaia: os perigos dos óculos de Sol inadequados

Exposição aos raios solares é motivo de alerta para a saúde ocular, explica o médico oftalmologista

Postado em: 08-07-2024 às 12h05
Por: Luana Carvalho
Imagem Ilustrando a Notícia: Temporada no Araguaia: os perigos dos óculos de Sol inadequados
Muitos consumidores são atraídos pelo preço acessível ou pelo design, sem considerar a proteção eficaz.| Foto: Istock

Durante a temporada de férias, quando o contato com os raios solares é mais intenso, é crucial estar atento à qualidade dos óculos de Sol. Embora essenciais para proteger contra a radiação ultravioleta (UV), óculos de Sol de baixa qualidade podem representar sérios riscos. Muitos consumidores são atraídos pelo preço acessível ou pelo design, sem considerar a proteção eficaz.

A exposição prolongada a esses raios pode causar danos significativos, como catarata, degeneração macular e até câncer de pele nas pálpebras. O oftalmologista Ícaro Calafiori adverte sobre os perigos do uso de lentes sem a devida proteção: “Lentes de baixa qualidade frequentemente não oferecem a proteção necessária, permitindo que a radiação atinja os olhos e aumente o risco de problemas oculares. É fundamental alertar a população sobre esses perigos durante a época de férias e enfatizar a importância de investir em óculos de qualidade”.

Além dos danos a longo prazo, o uso inadequado dos óculos de Sol pode causar desconfortos imediatos, como tonturas e visão distorcida, devido à falta de uniformidade na superfície das lentes baratas, que distorcem a luz e afetam a visão.

Continua após a publicidade

https://whatsapp.com/channel/0029VaYSBa90LKZNESeqxF1B

Proteger a conjuntiva, a parte branca dos olhos, também é crucial. Óculos de Sol de boa qualidade bloqueiam a maioria dos raios UV, garantindo não apenas a proteção da visão central. Mas também da superfície ocular como um todo.

“Consultar um oftalmologista é fundamental para escolher corretamente os óculos de Sol. A estética não deve ser o único critério; é necessário cuidar da saúde dos olhos e investir em produtos que ofereçam proteção eficaz contra os perigos da radiação ultravioleta”, conclui Calafiori.

Veja Também