Aparecida de Goiânia instala Totens de Segurança para emergências

O usuário pode pressionar o botão de emergência para acionar uma equipe de segurança para atendimento imediato.

Postado em: 24-07-2024 às 11h23
Por: Luana Carvalho
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida de Goiânia instala Totens de Segurança para emergências
O usuário pode pressionar o botão de emergência para acionar uma equipe de segurança para atendimento imediato. | Foto: Claudivino Antunes

Aparecida de Goiânia já conta com 101 Totens de Segurança, agora em funcionamento em pontos estratégicos da cidade. Instalados em locais de grande fluxo de pedestres como terminais de ônibus, praças, unidades de saúde, shoppings, escolas e avenidas movimentadas, esses totens visam aumentar a segurança para moradores e visitantes.

De acordo com o prefeito Vilmar Mariano, a instalação dos totens representa um avanço significativo para a segurança pública local. “Estamos investindo em tecnologia avançada para garantir uma resposta rápida e eficaz das forças de segurança. Aparecida se destaca como um exemplo de segurança pública no país,” destacou o prefeito.

Cada totem tem quatro metros de altura, é blindado e está equipado com giroflex, sirene, câmeras de monitoramento 360º. Conta com botão de emergência e um comunicador de áudio conectado ao Centro de Inteligência Tecnológica (CIT). Em situações de emergência, o usuário pode pressionar o botão de emergência para contatar o CIT, que registra a ocorrência e aciona uma equipe de segurança para atendimento imediato.

Continua após a publicidade

O secretário de Segurança Pública, Jorge Marreiros, ressaltou a importância dos totens. “Esses equipamentos interativos garantem que a ajuda chegue de forma rápida e eficiente. Aparecida servirá de modelo para outros municípios no Centro-Oeste com seu investimento em tecnologia e segurança,” afirmou Marreiros.

Além das funcionalidades básicas, os totens estão equipados com tecnologia de inteligência artificial para reconhecimento facial e de placas veiculares. Além de um sistema anti-vandalismo que aciona um alarme em caso de tentativa de depredação. “Esses dispositivos não só monitoram em tempo real, mas também identificam situações de risco e auxiliam na captura de foragidos,” acrescentou o secretário.

Investimento

O investimento total dos totens é de R$ 22,1 milhões, financiado por recursos próprios e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Este projeto complementa o sistema de Videomonitoramento da cidade, que inclui 503 câmeras em operação contínua, monitoradas 24 horas por dia no CIT por equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e SMTA.

Com um total de 3.275 câmeras instaladas em diversos locais, incluindo escolas e unidades de saúde, Aparecida de Goiânia intensifica ainda mais seu compromisso com a segurança pública e o combate à criminalidade.

Veja Também