12 alimentos com quase zero caloria para comer sem culpa

Nem tudo são frutas e verduras. A lista é enorme e vai desde frutos do mar a carne

Postado em: 02-07-2019 às 19h48
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: 12 alimentos com quase zero caloria para comer sem culpa
Nem tudo são frutas e verduras. A lista é enorme e vai desde frutos do mar a carne

Foto: Divulgação 

Daniella Reila 

As restrições alimentares podem, às vezes, soar como uma tragédia. Por conta de uma rotina diária de dietas, muitas pessoas sentem uma tortura na hora de se alimentar. A Base de Dados Espanhola de Composição de Alimentos identificou uma variedade de alimentos que têm menos de 40 calorias por 100 gramas de porção, o limite que a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) determina para que um alimento seja baixo em energia. 

Continua após a publicidade

Mas, calma, nós do O Hoje iremos ate ajudar nessa. Para servir de inspiração na hora de preparar os próprios pratos e para os que buscam novidades com alimentos, preparamos 12 alimentos variados que têm quase zero caloria para o seu paladar, com inúmeros benefícios nutricionais. 

Polvo

Com uma fonte enorme de zinco e alta dose de proteínas, suas calorias são praticamente nulas. Cozido, o alimento tem apenas 69 calorias por 100 gramas. 

Mexilhões

Com muito ferro, contém apenas 48 calorias, a mesma cifra das ostras. A melhor forma de prepará-la é grelhada, salteada ou assada. Uma porção de mexilhões (entre 50 e 60 gramas do produto limpo) contém 85% do valor de referência para o ferro.

Lagosta

Este querido do fundo do mar possui apenas 91 quilocalorias por 100 gramas de porção comestível. O crustáceo oferece proteínas de alto valor biológico e é rico em minerais, como selênio, zinco ou iodo. 

Bacalhau 

Tem cerca de 83 quilocalorias por 100 gramas, o bacalhau está entre os peixes mais magros que existem. Também é protagonista de numerosas e insuperáveis receitas, além de ser rico em ômega 3. 

Fungi

Esse cogumelo mais popular de todos possui só 14 calorias por 100 gramas. E contém ergosterol, uma substância que ao contato com o sol transforma-se numa forma de pró-vitamina D que, tornando a versão ativa da vitamina no rim.

Espinafre

Quando fervido, contém só 22 calorias. É fonte de vitaminas e minerais. Também possui fibras solúveis e insolúveis, que podem exercer um papel relevante na prevenção de muitas doenças e são essenciais para uma dieta saudável.

Foto: Divulgação 

Morango e framboesa

100 gramas de porção comestível dessas deliciosas frutas só têm 36 e 38 calorias. Um ponto forte do morango é que 100 gramas contêm mais vitamina C que uma laranja. 

Melancia e Melão 

Ambas as frutas possui quase toda sua forma em peso de água, com 95%. São as que contêm mais líquidos e é uma sobremesa excelente para o calor. Tendo em conta que a água contém zero caloria, não é surpreendente que 100 gramas de melancia só contribuam com 20 quilocaloria. 

Leite desnatado 

A diferença não é muito grande entre o leite de vaca desnatado e o integral. O desnatado tem 34 calorias e o integral, 65. A diferença está no teor de gordura, que é de 3,8 gramas por 100 no leite integral e 0,2 no desnatado. 

Couve flor cozida

Tem apenas 27 quilocalorias. Mais de 90% dela é água, o que repercute em seu baixo valor energético.

Pimentão 

Um sucesso na culinária o pimentão cru tem apenas entre 18 e 28 quilocalorias por 100 gramas de porção comestível. E é a hortaliça que tem mais vitamina C. 

Contrafilé

Se você não dispensa a carne do seu cardápio, saiba que há um corte da vaca que possui apenas110 calorias por 100 gramas, dos quais 75% têm a forma de proteína. 

 

Veja Também