Café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros

O café está presente em 98% dos lares do país e perde apenas para o consumo de água, segundo estudo

Postado em: 22-07-2019 às 15h57
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros
O café está presente em 98% dos lares do país e perde apenas para o consumo de água, segundo estudo

Ingryd Bastos

Uma pesquisa inédita realizada pela Jacobs Douwe Egberts (JDE), empresa fundada na Holanda que hoje possui uma rede de produção e vendas de cafés e chás por todo mundo e proprietária das marcas Pilão e L’OR contatou que o café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, ficando atrás apenas da água. A análise foi feita com o objetivo de entender os hábitos de consumo e analisar o perfil do consumidor.

O estudo feito para estruturar o consumo da bebida entrevistou mais de 3,4 mil pessoas em várias regiões do Brasil, o resultado é de que o brasileiro consome em média, de 3 a 4 xícaras de café durante o dia. Isso significa que a bebida está presente em 98% dos lares do país, em relação ao tipo de café, 80% dos brasileiros dizem tomar no formato tradicional, aquele torrado e moído, mas as preferências por cápsulas e cafés gourmet também está na lista dos preferidos.

Continua após a publicidade

Ocasiões para o consumo

Para muita gente o dia só começa depois do cafezinho pela manhã, para outros, café representa a bebida perfeita para uma conversa, reunião e boas vindas, o estudo mostrou que para o povo brasileiro o café é ideal em duas situações: social e funcional. Ainda sobre a representatividade da bebida, 49% dos entrevistados responderam que o café é responsável por fornecer disposição e energia durante o dia, sobre as cápsulas o brasileiro associa o consumo para fins de socialização e prazer.

O levantamento também evidenciou o período de maior consumo do café, sendo com menos frequência pessoas entre 18 e 35 anos, consumo que intensifica após os 40. De acordo com a diretora de marketing da JDE, Tina Cação, o resultado da pesquisa é de que a presença do café é inegável na vida dos brasileiros, “tudo gira em torno de uma xícara de café”, faz parte da cultura e tem papel social no Brasil.

 

Veja Também