5 receitas especiais de “vó” para relembrar o gostinho da infância

Receitas tradicionais e simples de fazer que vão te levar direto para o inesquecível sabor da infância

Postado em: 26-07-2019 às 18h30
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: 5 receitas especiais de “vó” para relembrar o gostinho da infância
Receitas tradicionais e simples de fazer que vão te levar direto para o inesquecível sabor da infância

Ingryd Bastos

Quem nunca ouviu a famosa expressão “comida de vó”, quando o prato lembra a infância e traz aquele ar de nostalgia?! Quando se pensa em avós é difícil não associar às receitas deliciosas que só eles sabem fazer. 

No Brasil e em Portugual, dia 26 de julho é comemorado o dia dos avós, desde 1879 e em homenagem as mãos de ouro que preparavam receitas com gostinho de aconchego e amor, nós do jornal O Hoje escolhemos 5 receitas de “vó” que vão te levar direto para a infância:

Continua após a publicidade

1) Bolinho de chuva

Ingredientes:

1 xícara (chá) de Leite Integral

2 ovos

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

Óleo para fritar

Açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture o leite com os ovos. Adicione a farinha de trigo e o fermento em pó e misture bem até obter uma massa homogênea. Aqueça o óleo em uma panela pequena. Com o auxílio de 2 colheres, porcione pequenas quantidades de massa e despeje-as no óleo quente. Deixe fritar até que os bolinhos estejam ligeiramente dourados. Escorra-os em papel absorvente e passe-os no açúcar e canela em pó. Sirva a seguir.

2) Bolo cremosos de fubá

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de leite integral

4 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

1 e meia xícara (chá) de fubá

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata o leite, os ovos, o açúcar, a manteiga e o queijo parmesão ralado. Acrescente o fubá, a farinha de trigo e o fermento em pó e bata até ficar homogêneo. Coloque em forma retangular (20 cm x 30 cm) untada com manteiga e polvilhada com fubá e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.

3) Pudim de leite

Ingredientes:

6 colheres de sopa de açúcar

1 lata de leite condensado

1 lata de leite (a mesma medida da lata de leite condensado)

3 ovos

Modo de Preparo:

Numa fôrma para pudim (de 20 centímetros de diâmetro) coloque 6 colheres de sopa de açúcar e leve ao fogo médio até virar uma calda caramelada (por mais ou menos 3 minutos). Retire do fogo e vá virando a fôrma, de modo que a calda forre todo o fundo e lateral da mesma. Reserve.

Num liquidificador coloque uma lata de leite condensado, uma lata de leite (a mesma medida da lata de leite condensado) e 3 ovos e bata bem (por mais ou menos 1 minuto). Desligue o liquidificador e deixe a mistura descansar por 15 minutos (com esta espera a espuma fica sobre a superfície, o pudim fica sem furinhos, mas macio).

Com a ajuda de uma colher segure a espuma que está na superfície e despeje o conteúdo do liquidificador, com cuidado, na fôrma caramelada (reservada acima) e leve ao forno médio, em banho-maria, a 180 graus por uma hora e meia. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por mais ou menos duas horas. Desenforme e sirva em seguida.

4) Doce de abóbora com coco

Ingredientes:

1,2 kg de abóbora picada em cubos;

600 g de açúcar cristal;

100 g de coco fresco ralado;

1 canela em pau;

2 cravos-da-índia;

18 ml de suco de limão.

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o açúcar até caramelizar, mexendo sempre. Quando atingir a coloração caramelo escuro, adicione as abóboras picadas em cubos. Depois que a abóbora soltar bastante água, adicione canela e cravo. Mexer até a abóbora dissolver e começar a engrossar. Nos últimos 10 minutos, adicione o coco ralado. Mexa até ter consistência e adicione o suco de limão.

5) Bolinho de arroz

Ingredientes:

600 g de arroz cozido;

3 ovos;

20 g de farinha de rosca;

200 g de parmesão ralado;

2 g de fermento em pó;

2 g de sal;

2 g de pimenta Tabasco;

4 g de salsinha picada;

Óleo para fritar;

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque o arroz cozido frio e adicione os ovos, a farinha de rosca, o parmesão ralado, o fermento em pó, o sal e o Tabasco. Misture bem e, por último, acrescente a salsinha picada. Molde os bolinhos com o auxílio de duas colheres, frite em óleo bem quente e escorra em papel toalha. 

 

Veja Também