Chamadas por vídeo viram tendência entre brasileiros

Uso da modalidade se intensificou durante a pandemia do Coronavírus e já superou ligações por áudio | Foto: reprodução

Postado em: 18-04-2021 às 16h30
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Chamadas por vídeo viram tendência entre brasileiros
Uso da modalidade se intensificou durante a pandemia do Coronavírus e já superou ligações por áudio | Foto: reprodução

Nielton Soares

A utilização de videochamadas registrou crescimento no último ano, sendo intensificada pela pandemia do novo Coronavírus. A ferramenta de aplicativos de mensagens ajudou muitas pessoas a se “aproximarem”, ao falar e se verem na tela do celular.

Um exemplo é da funcionária pública, Diana Alves, que vive em Goiânia e os pais moram no interior do estado. Quase diariamente eles se comunicam por vídeo chamadas. “Para mim, essa opção de vídeo é uma maneira de ver os rostos dos meus pais, o que dá uma sensação da presença deles”, comenta.

Continua após a publicidade

Essa sensação também marcou quem precisou ficar internado, em isolamento por causa da Covid-19. Como visitas presenciais não são permitidas, as videochamadas foram um alento para pacientes que se comunicam com parentes e amigos.

Aumento

Instalado em 99% dos smartphones do Brasil, o WhatsApp registrou aumento no envio de mensagens de voz e vídeos. “Durante a pandemia do novo Coronavírus, o WhatsApp ampliou sua atuação em mensagens de voz e vídeos, já que, atualmente, muitos grupos estão mantendo contato por meio desse app”, afirma Caio Borges, head de Vendas da Infobip no Brasil.

 Segunda a pesquisa Panorama de Mensageria, divulgada no fim do ano passado, realizada pelo Mobile Time e pela Opinion Box, a proporção de usuários ativos mensais que trocam vídeos pelo WhatsApp passou de 67% para 76%. As videochamadas aumentaram de 55% para 63%, sendo que 29% desses usuários realizam vídeo chamadas todos os dias. Houve crescimento também de ligações pelo aplicativo, que saiu de 67% para 70%, com 42% realizando chamadas todos – ou quase todos – os dias.

Veja Também