Goiás reduz em 77,10% número de casos de dengue

Goiás. Com o programa Goiás Contra o Aedes, o trabalho de intensificação e combate ao mosquito visitou cerca de 1 milhão de imóveis

Postado em: 25-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás reduz em 77,10% número de casos de dengue
Goiás. Com o programa Goiás Contra o Aedes, o trabalho de intensificação e combate ao mosquito visitou cerca de 1 milhão de imóveis

Wilton Morais 

Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) apontam queda significativa no número de casos de dengue no Estado.  A redução é de 77,10% neste ano, se comparado com o ano anterior. Para o coordenador de vigilância da Suvisa, Marcello Rosa, a situação é bem melhor que o registrado anteriormente. Mas, ainda são exigidas atenção e vigilância diária, considerando que ainda há mosquitos transmissores em Goiás. Com o programa Goiás Contra o Aedes, o trabalho de intensificação e combate ao mosquito visitou cerca de 1 milhão de imóveis.

Em parceria, a Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (Ses) notificou 477 casos de Zika vírus. Destes, 54 foram confirmados. Sete dos casos foram em gestantes. Novos dados apresentados pelo órgão apontam que neste ano, 99 notificações de chikungunya foram registradas. Apenas uma foi confirmada.  

Continua após a publicidade

Carnaval

A Ses recomenda como as principais orientações, durante o feriado de carnal, a vigilância com o ambiente doméstico. Para Marcelo Rosa, basta colocar em prática dicas simples e básicas quanto ao manejo dos imóveis e do lixo. Para os que irão viajar, é preciso ter cuidado com os possíveis focos do mosquito. Fazer uma inspeção dentro de casa e no quintal são essenciais para impedir a infestações em toda a região.  

Também é necessária atenção redobrada com o lixo produzido. Ao acumular resíduos e liquido, o lixo pode se tornar criadouro do mosquito. Dessa forma, deve-se colocar o lixo em locais apropriados evitando preocupações maiores. Para quem for viajar para as regiões do Nordeste e Sudeste, onde há uma transmissão acentuada já conhecida em relação à zika e chikungunya, utilizar repelentes será uma boa opção para evitar o contato com os vetores das doenças.

Veja Também