PIBID realiza Café Filosófico com alunos do ensino público

O tema do Café Filosófico foi estética, que teve como objetivo aproximar os alunos do sistema público de ensino com conteúdos vistos no ensino superior

Postado em: 31-03-2017 às 05h55
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: PIBID realiza Café Filosófico  com alunos do ensino público
O tema do Café Filosófico foi estética, que teve como objetivo aproximar os alunos do sistema público de ensino com conteúdos vistos no ensino superior

Caio Marx

O Projeto Institucional PIBID da PUC Goiás tem o objetivo aprimorar a formação docente e contribuir para a melhoria do padrão de qualidade da educação básica, além de integrar a educação superior com a educação básica, visando à proposição de alternativas pedagógicas que qualifiquem o sistema público de ensino. O projeto de Filosofia do PIBID realizou na última quarta (29) através dos alunos de filosofia um Café Filosófico no Centro de Educação Período Integral Cecília Meirelles.

O tema do Café Filosófico foi estética, que teve como objetivo aproximar os alunos do sistema público de ensino com conteúdos vistos no ensino superior. Além de eventos como o Café Filosófico, existem outras duas iniciativas do projeto PIBID. O Plantão do Plantão que é um projeto para alunos que querem tirar dúvidas, aprimorar ou revisar conteúdos de Filosofia do ensino médio. Outro projeto é o Cine Sófia que é quando os “pibidianos” se reúnem com os alunos do ensino público para assistirem filmes culturais com abordagens filosóficas.

Continua após a publicidade

De acordo com a bolsista Cirlene Santos Castro, a bolsa tem um valor de R$ 400 mensais, para a dedicação de 10 horas semanais às atividades. Os bolsistas do projeto têm como seus deveres participar das atividades definidas pelo projeto, atentar-se à utilização da língua portuguesa de acordo com a norma culta, elaborar portfólio com a finalidade de sistematizar as ações desenvolvidas durante sua participação no projeto, além de ter que apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, divulgando-os nos seminários de iniciação à docência promovidos pela instituição. 

O Projeto Institucional é vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, conta como ação conjunta do Ministério da Educação, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Veja Também