Na reta final, aumenta procura por vacina contra a gripe

Apesar da movimentação nos postos de vacinação, a pouco menos de uma semana, apenas 70,42% dos grupos prioritários tomaram imunização

Postado em: 23-05-2017 às 08h40
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Na reta final, aumenta procura por vacina contra a gripe
Apesar da movimentação nos postos de vacinação, a pouco menos de uma semana, apenas 70,42% dos grupos prioritários tomaram imunização

Wilton Morais

Até o inicio da tarde de ontem (22), a movimentação da última semana da campanha contra a gripe estava intensa nos postos de vacinação. Conforme o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apenas 70,42% dos grupos prioritários haviam tomado as doses. Entre os grupos prioritários, ainda devem ser aplicadas até o fim da Campanha, mais de 100 mil doses. 

A campanha vai até a próxima sexta-feira (26), com uma pausa amanhã, por conta do feriado da Padroeira de Goiânia. No Centro Municipal de Vacinação e Orientação do Viajante; idosos, crianças, trabalhadores da Saúde e todos os demais integrantes dos grupos prioritários esperavam pela vacinação. A movimentação da segunda-feira estava bem mais intensa, se comparada ao inicio da Campanha.

Continua após a publicidade

O professor Arthur da Costa levou o filho Davi Campos de 11 anos para tomar a imunização. Logo na entrada do Centro de Vacinação, o menino contou sorridente. “Doeu só um pouquinho”. De acordo com Arthur, a preferência pela última semana foi por conta de uma crise asmática que Davi passou nos últimos dias. “Agora diminuiu, e a médica liberou para que ele tomasse a vacina”, relatou o professor. 

Crianças 

Entre as crianças de seis meses a menores de cinco anos, a aplicação da vacina, em Goiânia, atingiu apenas 48,79% do grupo prioritário. Foram 41.747 doses aplicadas, até a última sexta-feira (12). A meta é de 77 mil doses, que devem ser preenchidas até o fim da Campanha. Esse grupo é o que apresenta índice de cobertura mais baixo. 

Laura, de dois anos, também teve que tomar a vacina nesses últimos dias da Campanha. Acompanhada da mãe, a arquiteta Juliana Cardoso, a criança tomou a dose pela segunda vez na vida. “Não tomamos antes porque coincidiu com outra vacina. Tivemos que esperar por 15 dias”, explicou a arquiteta.

Idosos

Já o grupo que apresentou maior cobertura está sendo os idosos. Foram 89,87% da meta de 90% da população. A meta deve ser atingida antes da sexta-feira (26). 

A aposentada Mariana Rodrigues que sempre procura deixar o cartão em dias, explicou porque preferiu os últimos dias da Campanha. “Meu esposo está com zika tem sete dias. Por isso demorei tomar a vacina. Estava cuidando dele”, relatou. 

Por outro lado, a aposentada Dulce Maria de Vasconcelos contou ter “alguns probleminhas”. “Nunca gripo. É muito difícil”, relatou a senhora ao tomar a dose da imunização.

Aplicações nas gestantes estão entra as mais baixas 

Entre as gestantes, a aplicação foi de 54,45%. A SMS objetiva imunizar mais seis mil gestantes até o fim da campanha. O grupo está sendo o segundo, entre a menor cobertura de imunização. 

Também com baixa imunização estão os profissionais da Saúde. Apenas 63,42% do grupo tomou a vacina. Mais de 15 mil trabalhadores devem tomar a vacina.

Com a menor população dos grupos de risco. As Puérperas atingiram 68,33% da cobertura de imunização. Para atingir a meta, cerca de 600 pessoas nessa condição devem tomar a imunização. 

Até o fim desta semana, todos os integrantes dos grupos de risco que ainda não tomaram a imunização, devem comparecer aos postos de vacinação para tomar a dose. Ao todo 67 unidades de saúde estão disponibilizando as doses. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, no ano passado. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) são os vírus: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Veja Também