280 tutores debatem participação do jovem na Educação

O Seminário teve como objetivo fortalecer vínculos e gerar resultados positivos

Postado em: 04-07-2017 às 13h50
Por: Caio Marx
Imagem Ilustrando a Notícia: 280 tutores debatem participação do jovem na Educação
O Seminário teve como objetivo fortalecer vínculos e gerar resultados positivos

Tornar o Ensino Médio interessante para os jovens é um grande desafio para a educação brasileira. A reflexão, troca de experiências e a busca de soluções foram as pautas do evento realizado na última semana, na cidade de Pirenópolis, reunindo 280 tutores pedagógicos. O Seminário Participação e Aprendizagem propôs uma reflexão sobre como garantir a participação dos jovens na escola, com o objetivo de fortalecer vínculos e gerar resultados positivos. A iniciativa integra o Projeto Jovem de Futuro, parceria da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) com o Instituto Unibanco, que atua em 602 escolas públicas da rede com foco na garantia de aprendizagem e na redução das desigualdades educacionais.

O evento

Na abertura, o superintendente de Inteligência Pedagógica da Seduce, Marcelo Jerônimo de Araújo, comemorou as recentes conquistas da educação estadual e disse que elas devem se refletir em um melhor aprendizado para os alunos. “Estamos em um momento decisivo, e conto com vocês rumo ao primeiro lugar do Ideb”, disse Marcelo para os tutores.

Nesse seminário, participam tutores de todas as regiões do Estado, representando os 246 municípios goianos. Nesse contexto, os desafios da educação mudam de acordo com as diferentes cidades e realidades.

Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco, falou sobre esse desafio de buscar soluções de acordo com cada local. Segundo ele, além do sistema de ensino, é preciso considerar a realidade social e econômica. “Em momentos de crise e mudanças políticas, os jovens com famílias vulneráveis são mais afetados”, disse o superintendente. Para ele, o envolvimento do estudante, a valorização da diversidade e a busca pela equidade são imprescindíveis.

Em seguida à fala de Henriques, uma mesa redonda que trouxe diversos olhares sobre direito à educação, diversidade e participação dos jovens nesse contexto. A mesa teve a participação de Eduardo de Oliveira Silva, coordenador do campus Aparecida da Universidade de Rio Verde (UniRV); Regina Novaes, pesquisadora CNPQ ; Gabriel Ferreira, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Vera Cristina Chaves Diógenes e José Gildenes Pereira Lima, respectivamente coordenadora pedagógica e professor da Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correia (Iracema – CE), com a mediação de Gabriel Medina, analista sênior da Gerência de Desenvolvimento de Soluções do Instituto Unibanco.

A conversa teve temas como conflitos geracionais, uso de tecnologia na sala de aula, combate ao racismo e homofobia, mudanças no perfil religioso, gestão democrática, protagonismo jovem e o relato de experiências pessoais e profissionais.

Na parte da tarde, os tutores se reúnem em salas de trabalho para refletir sobre a prática da tutoria suas atuações. De volta à plenária, os participantes assistirão a apresentação do Cordel Musicado, seguido de um momento para avaliação e encerramento.

Atividades paralelas

Na noite anterior ao Seminário, os gestores escolares da rede tiveram uma programação especial com apresentação de músicas e ritmos regionais com o grupo Camerata Caipira, seguida de exibição do documentário “Nunca me sonharam”. O filme traça um panorama do ensino médio nas escolas públicas do Brasil sob diferentes pontos de vista, mas principalmente a partir dos estudantes. Filmado em mais de dez estados do Brasil, o longa é apresentado pelo Instituto Unibanco, produzido pela Maria Farinha Filmes (Muito Além do Peso, O Começo da Vida, entre outros) e dirigido por Cacau Rhoden.

Em 2015, o Ensino Médio da rede estadual de Goiás obteve nota 3,8 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e foi um dos quatro estados da federação a alcançar as metas estabelecidas naquele ano para o ciclo, ao lado de Pernambuco, Amazonas e Piauí.

Jovem de Futuro em Goiás

A parceria entre a Seduce e o Instituto Unibanco para a implementação do Jovem de Futuro acontece desde 2012, beneficiando cerca de 602 escolas públicas de Ensino Médio de Goiás. Os resultados alcançados nestes quatro anos levaram à extensão de cobertura e à adoção do Jovem de Futuro como estratégia de gestão da rede de Ensino Médio. Essa estratégia inclui a mobilização e formação dos agentes públicos de educação, a definição de metas para a rede de ensino e para cada escola, assessoria técnica à equipe da Seduce, acompanhamento das escolas, monitoramento de resultados, entre outras ações, sempre com o envolvimento dos profissionais da educação – técnicos e gestores escolares.

Sobre o Jovem de Futuro – O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional voltada para o aprimoramento contínuo da gestão escolar com o objetivo de melhorar o resultado de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio. Iniciado em 2008, o projeto já foi implantado em dez estados brasileiros e até 2015 beneficiou 2,5 mil escolas estaduais e 1,6 milhão de estudantes do Ensino Médio.

Sobre o Instituto Unibanco

Fundado em 1982, o Instituto Unibanco é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú-Unibanco. É uma organização sem fins lucrativos que atua com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil. Com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem e na produção de conhecimento sobre o Ensino Médio, dedica-se a elaborar e implementar, gratuitamente, soluções de gestão – na rede de ensino, na escola e na sala de aula – comprometidas com a capacidade efetiva das escolas públicas de garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes. (Goiás Agora)

Veja Também