Ano letivo começa para mais de 100 mil estudantes na rede pública de Goiânia

As atividades serão desenvolvidas nas 362 unidades educacionais da Capital

Postado em: 22-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ano letivo começa para mais de 100 mil estudantes na rede pública de Goiânia
As atividades serão desenvolvidas nas 362 unidades educacionais da Capital

Começa hoje (22) o ano letivo para estudantes do ensino público da capital. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME), os mais de 100 mil alunos terão 200 dias letivos e mais 800 horas de trabalho escolar. As atividades serão desenvolvidas nas 362 unidades educacionais da Capital.

Jovens e adultos matriculados na Educação Infantil e Fundamental, com idade a partir de seis meses, iniciam as atividades educacionais, com atendimentos que vão desde o período parcial ao integral e participação em programas e projetos desenvolvidos pela SME.

Segundo dados do Governo Federal, a nova Base Nacional Comum Curricular, aprovado em 2017 e já entra em vigor, é um documento que define o conjunto e o processo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Continua após a publicidade

A Base estabelece conhecimentos e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da escolaridade básica. Além de orientar os princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.

A taxa de analfabetismo em Goiânia é menor que a do Brasil. Em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o índice foi de 3,10%, ante 9,37% de média no país. Goiânia é o município com menor índice de analfabetos de Goiás e é a 21º cidade no Brasil em taxa de alfabetização.

SMT

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), inicia no mesmo dia (22) a campanha educativa “Volta às Aulas”. O objetivo da ação é orientar pais, alunos e condutores de transporte escolar sobre um trânsito seguro para crianças e adolescentes.

O projeto ocorre por duas semanas, quando agentes de trânsito promoverão intervenções em vias, fiscalização em faixas de pedestres e orientação sobre temas como travessia segura, situações de embarque e desembarque de passageiros, uso do cinto de segurança e fila dupla.

Para o secretário de educação, Fernando Santana, o principal objetivo é melhorar a qualidade e segurança no transito próximo às escolas. “A campanha tem como finalidade a conscientização da comunidade escolar e sociedade sobre a importância da prudência ao deixar os filhos nas unidades educacionais”, afirma Santana.

Ainda de acordo com Santana, as ações devem acontecer no período de entrada e saída dos estudantes em unidades que foram monitoradas e catalogadas pela SMT no segundo semestre de 2017.  (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também