Serviços de Saúde serão oferecidos durante Mutirão da Prefeitura

Quem passar pelo evento poderá se consultar com oftalmologista, atualizar o cartão de vacinas das crianças e participar de atividades que promovem a saúde

Postado em: 09-08-2018 às 18h24
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Serviços de Saúde serão oferecidos durante Mutirão da Prefeitura
Quem passar pelo evento poderá se consultar com oftalmologista, atualizar o cartão de vacinas das crianças e participar de atividades que promovem a saúde

Foto: Anna Lúcia Almeida

Da Redação

Consulta com oftalmologista, encaminhamento para exames, vacinação, eletrocardiograma e atividades de promoção da saúde são alguns dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Goiânia na próxima edição do Mutirão. Evento será realizado nesta sexta-feira, 10, e sábado, 11, na Praça da Feira, no Jardim Curitiba I, região Noroeste da Capital.

Continua após a publicidade

Além do prefeito Iris Rezende, da titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fátima Mrué, e demais secretários da atual gestão, o Mutirão também recebe o presidente da República, Michel Temer, que participará da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Oftalmologia

Quem passar pelos estandes da Saúde poderá ser consultado por médicos oftalmologistas do Centro de Referência e Oftalmologia (CEROF) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Serão no mínimo quatro profissionais por período para atender a demanda dos visitantes do Mutirão. 

A parceria da instituição com a SMS permitirá a realização de “exames de vista” no local e, caso seja necessário, uma equipe da Regulação estará no local para realizar encaminhamentos para consultas mais detalhadas e tratamentos. “Estamos mais uma vez atendendo a demanda da população que visita o Mutirão e disponibilizando os serviços de oftalmologia”, destaca Fátima Mrué.

Vacinas

Durante os dois dias do evento serão disponibilizadas a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e doses contra a poliomielite. Ação faz parte da mobilização nacional de imunizar meninos e meninas com idade entre um e cinco anos incompletos. A médica e secretária de Saúde de Goiânia explica que “o Mutirão é mais uma oportunidade para os pais e responsáveis levarem as crianças para se protegerem contra essas doenças”. Também estarão disponíveis contra o HPV para adolescentes.

Cardiologia

Ao longo da semana, a equipe da Regulação entrou em contato com pacientes que aguardavam pelo exame de eletrocardiografia e pelo chamado risco cirúrgico, que é a avaliação que deve ser realizada antes de qualquer cirurgia. Médicos cardiologistas estarão no local para emitir o parecer. Os laudos do eletro também serão entregues na hora. O objetivo é reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam pelos procedimentos na rede municipal de Saúde. 

Promoção da Saúde

Duas tendas vão abrigar diferentes serviços que promovem a saúde. Profissionais de diversas especialidades estarão no local para receber a população. Equipes do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) orientarão os interessados sobre primeiros socorros. Dentistas irão realizar um trabalho de prevenção de câncer de boca.

Entre as atividades programadas estão as chamadas práticas integrativas, como a auriculoterapia, por exemplo. Também serão realizados exames para identificar diabetes e pressão alta e conscientização sobre os riscos do tabagismo. Usuários do Centro de Convivência Cuca Fresca, equipes do Consultório na Rua e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) estarão no local para apresentações culturais e artísticas.

Um espaço destinado à Zoonoses orientará as pessoas sobre os cuidados para evitar o mosquito Aedes aegypti, sobre o que fazer em situações de agressão por animais e como combater as chamadas pragas urbanas, como ratos e pombos. Representantes dos conselhos de saúde das unidades da região Noroeste também estarão no Mutirão para incentivar a população a participar do controle social, o que contribui para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja Também