Criada delegacia do deficiente com equipe multidisciplinar

Unidade com atendimento especializado vai funcionar no Setor Leste Universitário

Postado em: 18-05-2019 às 08h50
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Criada delegacia do deficiente com equipe multidisciplinar
Unidade com atendimento especializado vai funcionar no Setor Leste Universitário

Isabela Martins*

Após reforma e reestruturação foi inaugurada a Delegacia Especializada no Atendimento a Pessoa com Deficiência (DPCD). A nova unidade deve contar com uma equipe multidisciplinar com interprete de libras, psicólogos, além de agentes e delegada. Para a cadeirante e auxiliar administrativa da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), Lusia Alves da Silva, a nova unidade é um avanço que vai dar atendimento prioritário a pessoas com deficiência. 

De acordo com ela, pessoas que buscam atendimento nessas unidades são tratadas da mesma forma que pessoas que não possuem nenhuma deficiência. “Ela está sendo uma conquista a mais para nós dessa categoria, pelo fato das outras não terem um atendimento prioritário. Creio que veio para nos beneficiar”, afirma. Para quem fosse vítima de qualquer ato de violência, maus tratos o jeito era recorrer a alguma delegacia próxima, o que poderia prejudicar o atendimento, já que essas unidades não contam com agentes capacitados para realizar esse atendimento.

Continua após a publicidade

“É o que a gente está esperando, tanto na área da pessoa auditiva, quanto as pessoas com deficiência visual, o que a gente espera é que essa delegacia faça o que ela vem prometendo a fazer”, afirma Lusia. A unidade vai funcionar no mesmo local da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso.

Luzia acredita que as maiores ocorrências são agressões do cotidiano, como o caso de deficientes auditivos. “Como ele não ouve, então se alguém fala para ele ‘para, espera, ergue a mão’, no caso de assalto ele não está ouvindo, vai ver que é um assalto porque vai ver que a pessoa vai ter armada. O deficiente visual ele não sabe o que a pessoa está lendo. Então ele teria que estar lendo para entender o que ele vai assinar, porque derrepente pode usar de má fé. Então várias consequências que lá vai poder estar sendo resolvida”. Está é a segunda delegacia especializada no assunto. A primeira foi inaugurada há cinco anos em Anápolis. 

Nova unidade

A unidade da DPCD funciona no mesmo prédio da Delegacia Especializada no Atendimento a Pessoa Idosa na Rua 227 no Setor Leste Universitário. Na inauguração, o delegado geral da PCGO Odair José apontou a importância da unidade para o Estado. “Somos o quarto estado do Brasil a ter uma unidade como essa, preparada para atender a esse público da melhor forma possível. É o primeiro passo, esperamos inaugurar em breve unidades como essa em outras cidades do nosso estado”, destacou.

De acordo com a delegada titular da unidade, Ana Lívia Batista, a polícia vai combater de maneira firme a discriminação com pessoas portadoras de alguma deficiência. “Nós priorizaremos as investigações de crimes tipificados no Estatuto da Pessoa Com Deficiência, em especial os crimes de discriminação em razão da condição dessas pessoas, utilização indevida de cartões de benefícios que a pessoa receba e o crime de abandono em hospitais e abrigos”.

Entre os presentes na inauguração estava à primeira dama do Estado Gracinha Caiado, o secretário e titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), além de representantes de entidades da causa de Pessoa Com Deficiência Física (PCD) e Ministério Público. “Quando as pessoas chegam aqui, elas precisam muito mais do que de atenção jurídica, elas precisam de colo, de atenção, de um apoio, além da questão policial, e fico feliz que vocês tenham pensado nisso”, afirmou a primeira dama.

O secretário Marcos Cabral enfatizou a inclusão como instrumento de ampliação de políticas públicas, simbolizada no atendimento especializado a pessoa com deficiência. “Carência social não é apenas uma transferência de renda, um cartão do Bolsa Família, mas ela está também naqueles que por motivos diversos são excluídos do amparo do poder público”. (Isabela Martins é estagiária do Jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)

 

Veja Também