Polícia Civil prende suspeitos de agressão por homofobia

Caso ocorreu no início do mês, em Goiânia, e pode representar a primeira prisão por homofobia do Brasil após criminalização do STF, em junho desse ano. Foto: Divulgação / PC.

Postado em: 17-07-2019 às 11h57
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Polícia Civil prende suspeitos de agressão por homofobia
Caso ocorreu no início do mês, em Goiânia, e pode representar a primeira prisão por homofobia do Brasil após criminalização do STF, em junho desse ano. Foto: Divulgação / PC.

Jorge Borges

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quarta-feira (17), os dois estudantes de Educação Física, ambos de 20 anos, suspeitos de praticarem o crime de injúria racial, em que se enquadra atualmente a homofobia, contra um jovem de 24 anos, no Setor Bueno. O caso ocorreu no dia 6 de julho enquanto a vítima estava a caminho do trabalho e foi perseguida pelos agressores que lhe desferiram socos e chutes.

Segundo informação confirmada pelo delegado Carlos Caetano, responsável pelo caso, Caio César Rodrigues Sampaio e Lucas Vilela Martins, foram presos na madrugada de hoje em suas respectivas residências nos setores Oeste e Bueno após a vítima prestar depoimento e terem acesso às câmeras de segurança da região. 

Continua após a publicidade

“Nós tivemos acesso às imagens de segurança que estavam bem nítidas. Os policiais saíram em diligência e falaram com diversas pessoas na região. Também divulgamos as fotos em grupos de WhatsApp e tivemos retorno de testemunhas”, afirmou o delegado.

De acordo com Carlos Caetano, os suspeitos  foram ouvidos pela Polícia Civil (PC) e posteriormente levados para o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. E três equipes ainda trabalham para tentar localizar o terceiro envolvido no crime.

Decisão

A prisão dos jovens é a primeira da história de Goiás enquadrada especificamente no crime de injúria racial – homofobia, e pode ser a primeira do Brasil. Em meados de junho deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero passe a ser considerada crime.

 

Veja Também