Exame de sangue pode prever a morte de uma pessoa pelos próximos 10 anos

A pesquisa acompanhou 44 mil pessoas e acertou a previsão em 83% dos casos

Postado em: 22-08-2019 às 17h38
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Exame de sangue pode prever a morte de uma pessoa pelos próximos 10 anos
A pesquisa acompanhou 44 mil pessoas e acertou a previsão em 83% dos casos

Da Redação

Você gostaria de saber se vai morrer nos próximos 10 anos? Pesquisadores descobriram que pode prever a expectativa de vida de uma pessoa pela próxima década, através de um exame de sangue. O estudo foi feito pelo Instituto Max Planck de Biologia do Envelhecimento, na Alemanha e publicado pela revista Nature Communications.

Foram analisados 44 mil pessoas com idades entre 18 e 109 anos, os pesquisadores detectaram 14 biomarcadores metabólicos no sangue que podem influenciar nos riscos de morte do indivíduo.

Continua após a publicidade

Esses biomarcadores influenciam em várias áreas da saúde, como a imunidade, controle de glicose, inflamação, gordura no organismo, entre outros aspectos. A previsão é feita com base em fatores como pressão arterial e níveis de colesterol.

Os pesquisadores acompanharam os voluntários entre dois e 16 anos, a princípio a mapeação do risco de morte foi feito com base em fatores convencionais, sendo eles, pressão arterial, colesterol, consumo de álcool, massa corporal (IMC), tabagismo e diagnósticos de doenças cardíacas e câncer.

Posteriormente, o risco de mortalidade foi medido com através dos biomarcadores desenvolvidos no novo exame de sangue. O estudo acertou 83% dos casos de voluntários que faleceram durante a pesquisa, um total de 5.512 pessoas.

Para os cientistas, o intuito da pesquisa é orientar pacientes, que são frágeis para passar por cirurgias, qual o melhor tratamento a seguir, por exemplo. O teste ainda não está disponível para uso.

 

Veja Também