Vídeo de redemoinho de fogo em Goiás choca a internet

Um redemoinho de fogo, também chamado de tornado de fogo, é um raro fenômeno no qual o fogo, sob certas condições, adquire uma vorticidade vertical - Foto: Reprodução

Postado em: 11-09-2019 às 17h45
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Vídeo de redemoinho de fogo em Goiás choca a internet
Um redemoinho de fogo, também chamado de tornado de fogo, é um raro fenômeno no qual o fogo, sob certas condições, adquire uma vorticidade vertical - Foto: Reprodução

Aline Bouhid

Na manhã de hoje (11), um vídeo de incêndio se juntando a redemoinho impressionou a internet. As imagens foram feitas ontem (10) em propriedade rural próxima a Santa Helena de Goiás, nas margens da GO 210, entre Santa Helena e Maurilândia. 

De acordo com Cristiano Souza, um dos responsáveis pela divulgação do vídeo, a região tem sofrido com incêndios constantes e a divulgação nas redes sociais tem contribuído para que a população ajude no combate ao fogo. “O combate ao fogo foi feito pelos fazendeiros da região e pelos funcionários da usina”, comentou.

Continua após a publicidade

O Corpo de Bombeiros de Santa Helena não foi acionado para este local específico. De acordo com a corporação, só ontem eles atenderam três ocorrências distintas de fogo em vegetação próxima à cidade. O sargento Niuariston Silva, que trabalha no CBM de Santa Helena há 30 anos, afirmou que a região tem sofrido nos últimos meses por conta de incêndio na vegetação seca.

Santa Helena de Goiás faz divisa com os municípios de Rio Verde, Acreúna e Maurilândia e está localizada a 200 km de Goiânia. A economia da cidade é voltada para a agropecuária e produção de etanol. Este incêndio foi próximo à usina de álcool de açúcar.

Um redemoinho de fogo, também chamado de tornado de fogo, é um raro fenômeno no qual o fogo, sob certas condições (dependendo da temperatura do ar e das correntes) adquire uma vorticidade vertical e forma um redemoinho ou uma coluna de ar de orientação vertical similar a um tornado.

 Veja o vídeo:

Veja Também