Mortes por Covid-19 no Brasil sobe para 114 e 3.904 casos confirmados

Ministro da Saúde afirmou que uma grande compra de EPIs está sendo negociada com a China, que reabriu o mercado, mas está havendo dificuldade de logística externa e internamente – Foto: Reprodução.

Postado em: 28-03-2020 às 16h50
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Mortes por Covid-19 no Brasil sobe para 114 e 3.904 casos confirmados
Ministro da Saúde afirmou que uma grande compra de EPIs está sendo negociada com a China, que reabriu o mercado, mas está havendo dificuldade de logística externa e internamente – Foto: Reprodução.

Nielton Soares

As mortes por Covid-19 subiram para 114 no país e 3.904 casos confirmados, segundo último boletim do Ministério da Saúde (MS) divulgado na tarde deste sábado (28). Anteriormente, por falha nos dados informados pela secretária estadual do Pará, o MS havia divulgado 111 vítimas fatais.  

A equipe do ministério salientou as características das mortes, em que 84% apresentavam algum fator de risco, como histórico de doenças. Além disso, a maioria das vítimas fatais são homens. 

Continua após a publicidade

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta voltou a assegurar que o Brasil possui uma grande rede de leitos e Unidades de Terapia Intensivas (UTI), em comparação com outros países, e que o governo conseguiu comprar mais equipamentos de proteções individuais (EPIs), uma vez que a China fez a reabertura do mercado para a compra.

Por enquanto, o ministro disse que os produtos serão “segurados” neste momento para não haver competição entre Estados e municípios. “Está havendo sobrecarga na logística, tendo que sair de caminhões… Precisa criar uma rede de logística”, ressaltando que falta voo das companhias privadas para todo o Brasil.

Nesse contexto, a perspectiva do Ministério da Saúde para o próximo mês é de que a epidemia aumente no Brasil, uma vez que o país está no início da curva de crescimento pela qual outras nações já estão passando, como Estados Unidos, Itália e Espanha.

Notícia falsa 

Mandetta comentou que houve uma notícia falsa, na qual se falou que ele havia testado positivo para o novo coronavírus. “Um repórter famoso deu uma ‘barriga’ que eu havia testado positivo”, afirmou, acrescentando que as informações por mais duras que sejam serão divulgadas.

 

Veja Também