Sexta-feira, 29 de maio de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Cidades

Governo cancela compra de 300 mil testes rápidos em Goiás

Postado em: 29-03-2020 às 19h30
Ministério da Saúde afirma que alguns testes rápidos recém-importados não funcionam muito bem (Foto: Reprodução)

Diego Anatálio

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) cancelou a compra emergencial de 300 mil testes rápidos para o novo coronavírus. O contrato, de R$ 38,7 milhões, havia sido negociado com a empresa goiana Mawed Comercial Ltda. Cada teste teria custo de R$ 129,00.

O cancelamento foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) no sábado (29), um dia depois do anúncio da compra, feita por dispensa de licitação.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse, numa rede social, que o cancelamento foi realizado após técnicos orientarem a análise prévia da eficácia dos insumos. “Existem alguns testes que o Ministério da Saúde aponta até 30% de erro. Uma compra nesse valor não pode levar a esse grau de insegurança. Além disso, a empresa apresentada para o fornecimento não apresentou condições mínimas exigidas pela Controladoria Geral do Estado.”, complementou.

Na sexta-feira, o secretário da pasta, Ismael Alexandrino, afirmou que a expectativa era de que os kits chegassem ao Estado até esta terça-feira, sendo que parte ficaria em Goiânia e outra parte no interior. Estes testes são importados e revelam diagnóstico em até 20 minutos.

Em nota, a SES-GO informou que o Laboratório Estadual de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO) irá comparar os resultados do produto com os testes que atualmente já são realizados para definir se a compra será refeita.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar