Bloqueio de pontes causa transtornos à moradores de Aparecida de Goiânia

Moradores da região devem trafegar por desvios longos causados pelos bloqueios | Foto: Wesley Costa

Postado em: 26-11-2020 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Bloqueio de pontes causa transtornos à moradores de Aparecida de Goiânia
Moradores da região devem trafegar por desvios longos causados pelos bloqueios | Foto: Wesley Costa

Igor Caldas

Duas pontes estão bloqueadas para o tráfego de veículos e pedestres no município de Aparecida de Goiânia. Uma das estruturas bloqueadas liga os bairros Setor Aeroporto Sul e Alto Paraíso. A outra ponte está entre o Parque das Nações e o Jardim Veneza, sendo a principal ligação entre esses dois bairros.

Moradores da região devem trafegar por desvios longos causados pelo bloqueio das pontes. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Aparecida (Seinfra), as vias estão bloqueadas porque uma empresa está executando as galerias pluviais das pontes para realização da pavimentação asfáltica desses bairros.

Continua após a publicidade

Lindomar Benjamin mora na 4º Avenida, ao lado da ponte bloqueada entre os bairros Aeroporto Sul e Alto Paraíso. Ele afirma que atravessava a via entre os bairros para fazer compras no bairro vizinho. “É uma via importante para quem transita entre os dois bairros”, afirma. Apesar dos transtornos, ele acredita que as obras não vão demorar. “Tudo que foi feito por aqui foi com rapidez. Acho que não devem demorar muito para terminar”, diz.

Ele ainda diz que o transtorno ocorre porque a ponte é uma das únicas que levam ao bairro setor vizinho. “Quem precisa ir ao outro lado tem que dar uma volta muito grande e passar pela GO-040 até chegar ao outro lado”, declara. Lindomar relata que não faz o desvio porque usa motocicleta para se deslocar. “Quem anda de moto tem uma passagem lá perto que dá pra ir, mas se tiver de carro, tem que fazer o desvio.”

Desvios

A alternativa mais próxima para o motorista que dirigir pela 4ª Avenida, no Jardim Alto Paraíso, é o desvio pela rodovia GO-040. Caso precise retornar à via do outro lado, é necessário percorrer mais de quatro quilômetros. Já aqueles que precisam passar pelas pontes bloqueadas devem fazer desvios. Quem passa pela Avenida Brasil, no Jardim Veneza, tem duas alternativas: pela Avenida Uirapuru, no Setor Morada dos Pássaros ou seguir pela Avenida C, no bairro Jardim Boa Esperança.

A Seinfra informa, por meio de nota, que estão sendo executadas obras de galerias pluviais nas ruas das imediações das pontes citadas na reportagem. A nota ainda informa que os trechos das pontes precisaram ser interditados por motivo de segurança.

A Seinfra ressalta que as obras de drenagem das águas das chuvas fazem parte dos projetos de pavimentação dos bairros da região. Ainda de acordo com a Seinfra, os trabalhos devem durar cerca de uma semana, dependendo do período chuvoso.

Previsão

De acordo com a previsão do portal Clima Tempo, Aparecida de Goiânia deve ter tempo chuvoso à tarde e à noite até o próximo dia 27.

Conclusão de eixos viários fica para próxima gestão 

Obras de cinco eixos viários no sentido Leste-Oeste do município de Aparecida de Goiânia foram lançadas no atual mandato da prefeitura de Aparecida de Goiânia, mas ainda não foram concluídos. O prefeito reeleito Gustavo Mendanha prometeu concluir os cinco eixos na próxima gestão. Quatro dessas vias estruturantes devem beneficiar diretamente a região do Grande Garavelo.

O Eixo Leste-Oeste 01 está com obras de topografia e marcações da primeira etapa iniciadas, é o de maior extensão, com 8,9 quilômetros. O trecho do eixo viário sairá da Rua Major Olegário, no Jardim Dom Bosco, com destino ao setor Jardim Helvécia que faz divisa com a Capital. Os bairros Aeroporto Sul, Alto Paraíso e Goiânia Park Sul e Buriti Sereno fazem parte do trajeto. Bueiros celulares também serão implantados.

O Eixo Leste-Oeste 02, com 4,85 quilômetros de extensão terá duplicação da Avenida Uirapuru e da Avenida 12, continuação da Avenida das Nações. De acordo com o projeto, cujas obras serão divididas em dois trechos, o trajeto tem início pela Avenida Atlântica, no Buriti Sereno, segue na Avenida Beira Mar, no setor Colonial Sul, entrando na Avenida Brasil, no Jardim Veneza, e deve passar pela Avenida das Nações. O Eixo chegará à Avenida 12, que será duplicada e terá fim na Avenida Uirapuru, que também será duplicada e ampliada com a construção de uma ponte.

O Eixo Leste-Oeste 03 será dividido em três trechos distintos. Dois deles tiveram as obras iniciadas ainda neste ano. O trajeto começa pela rodovia GO-040, passando pela Primeira Avenida, no Setor Serra das Brisas, confluindo com parte do trecho do Eixo Leste-Oeste 01, e entrando na Avenida 28 de julho. A continuação do trecho deve passar pela Avenida C-07, no Goiânia Park Sul, cortando a Avenida C, e terminando na Avenida Delfim Moreira, no Buriti Sereno, até chegar à Avenida Beira Mar, que faz parte do Eixo Leste-Oeste 02.

Já o Eixo Leste-Oeste 04 leva ao Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida e ao Aeroporto Executivo Antares. As obras tiveram início em agosto deste ano. O ELO-04 possui quase seis quilômetros de extensão, deve ser completamente pavimentado. O trecho terá início no final da Avenida Santana e segue até a UFG. O estacionamento e as pistas de acesso interno da universidade também serão pavimentados.

O Eixo Leste-Oeste 05, com cerca de três quilômetros, parte do Anel Viário, no Buriti Sereno, passa pelas Avenidas Nossa Senhora de Fátima, Portugal e Avenida Prado Júnior, também no Buriti Sereno, acessando, então, a Avenida 12, no Parque das Nações. Este trecho deve interligar os eixos 01 e 02. (Especial para O Hoje)

 

Veja Também