17 de fevereiro de 2018 - sábado

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
Carnaval 2018
08/02/2018 | 16h10
Homens e mulheres podem ousar e se maquiar para curtir o carnaval com estilo
Carnaval é sinônimo de diversão, alegria e cor. Das mais frias as mais quentes, os foliões investem para que se destaquem em meio à folia. São elas que dão um charme a mais em toda a composição

Kamilla Lemes*

Quem não gosta de realçar os traços do rosto com um bom contorno para dar aquela revigorada conjunta no look? Sim, a maquiagem faz parte do cotidiano de praticamente todas as mulheres. Mas não necessariamente para deixá-las bonitas, mas para dar um toque de sofisticação e saúde em um dia de trabalho ou aquela baladinha inusitada que sempre acontece.

Mas e no carnaval? Bom, neste período, pode-se dizer que tudo é permitido. Carnaval é sinônimo de liberdade, diversão, alegria, frevo, folia e, principalmente cores. Das mais frias os mais quentes, os foliões investem para que se destaquem em meio à folia. São elas que dão um charme a mais em toda a composição. E para quem acha que se pintar é tarefa difícil, está enganado.

Para as mulheres

De uma forma bem simples, as meninas podem arrasar com criatividade e facilidade na hora de se maquiar. Sim, quanto mais diversidade de cores mais divertida fica a make. Brincar e ousar é permitido!


Usando e abusando do colorido, maquiar os olhos geralmente é o passo principal e que mais chama atenção. Uma boa opção é dar bastante cor na sombra, usar lantejoulas de estrelinhas e cristais na região dos olhos, colar cílios grandes e de tons vibrantes, além da melhor parte: usar muito, mas muito glitter. O batom também fica a caráter, sendo colorido ou não e o brilho também é liberado.

Outra alternativa são os desenhos de formas geométricas no rosto. Estes podem ser feitos com lápis de olho ou boca em tonalidades verde, vermelho, azul, enfim, o traço proporciona uma brincadeira com as várias formas da simetria de cada pessoa. Pintar bolinhas e tracejar linhas na face é super fácil e após o feito, completar com purpurina é super indicado.

Para os homens

Para quem acha que maquiagem é coisa só para mulher está muito enganado. Ainda mas no carnaval, os garotões também podem inovar na caracterização e se destacar na grande folia.

Geralmente, os rapazes focam na roupa de carnaval até mesmo com receio de se pintar e não se saírem muito bem. Porém, existem formas legais de colorir o rosto sem perder a criatividade.

As barbas, bigodes, cabelos e sobrancelhas repletas de purpurina e sprays são um destaque da maquiagem para eles. Cores como vermelho, laranja, verde bandeira e amarelo super combinam com a ideia de “pular carnaval”. Assim como as mulheres, os olhos também podem ganhar um charme especial com sombras marcantes, basta não ter medo de ser feliz e criar seu próprio estilo para se divertir sem medo.


Cuidados com os olhos

A utilização de produtos hipoalergênicos é indicada por todo dermatologista. Principalmente na região dos olhos, comprar aquele produto mais em conta, muitas vezes pode sair mais caro, causando uma séria alergia na região ocular.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO), dr. Roberto Limongi, a remoção da maquiagem faz toda a diferença, evitando os riscos de alergias. “Na borda da pálpebra, na raiz dos cílios, existem glândulas que produzem gordura, chamadas glândulas de Meibomius. A não retirada da maquiagem pode levar à obstrução dessas glândulas, com isso há uma proliferação de bactérias, o que leva a uma inflamação da pálpebra, conhecida como Blefarite. Quando ocorre essa inflamação, a produção de gordura por essas glândulas fica alterada”, explica Limongi.

Ainda de acordo com Limongi, para a retirada da maquiagem, é importante usar produtos para limpeza da maquiagem nos olhos, e não mais o uso de xampu infantil, como era de costume antigamente. Hoje, já existem produtos específicos para a higiene das pálpebras e dos cílios: indicamos loções, compradas em farmácias, que vêm com os lenços próprios para a higiene das pálpebras”. Sobre maquiagens de caracterização, dr. Limongi alerta: “Além de causarem inflamação nas pálpebras, essas maquiagens – por terem uma química diferente – podem entrar em contato com os próprios olhos e causar conjuntivites”.

Agora, basta aproveitar todas as dicas e curtir o carnaval com estilo, alegria e muita informação.

Kamilla Lemes é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje, sob supervisão de Naiara Gonçalves. (Foto: Reprodução) 

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)