O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Celebração

Estilo art decó comemora 85 anos de sobrevivência em Goiânia

Art déco foi escolhido para definir a fisionomia dos primeiros prédios da Capital

Postado em 27 de novembro de 2018 por Sheyla Sousa
Estilo art decó comemora 85 anos de sobrevivência em Goiânia
Art déco foi escolhido para definir a fisionomia dos primeiros prédios da Capital

GUILHERME MELO E SABRINA MOURA*

Com estilo luxuoso, formas geométricas e design abstrato, Goiânia se tornou a capital do art déco. Como uma das capitais planejadas, o art déco foi escolhido para definir a fisionomia dos primeiros prédios daquela que viria a ser a primeira metrópole do Centro-Oeste. Em 2018, junto ao aniversário de Goiânia, completou-se 85 anos de sobrevivência deste movimento artístico.

Segundo o mestre  Murillo de Medeiros, professor da Universidade Estadual de Goiás, art déco é um movimento artístico internacional que começou na Europa, em 1910, e teve seu apogeu nos anos 1920 e 1930, para, posteriormente, declinar entre os anos 1935 e 1939. Esse movimento dialogou diversos segmentos da sociedade, como as artes decorativas, a arquitetura, o design de interiores e desenho industrial, bem como as artes visuais, artes plásticas, a moda, a pintura, as artes gráficas e até mesmo o cinema. Originou-se, em Paris, com a grande mostra Exposition Universelle des Arts Décoratifs, em 1925.

Esta arte combina estilos modernistas com habilidade fina e materiais ricos. Durante o seu auge, representou luxo, glamour, exuberância e fé no progresso social e tecnológico. O art déco era uma obra de muitos estilos diferentes, às vezes contraditórios, unidos pelo desejo de ser moderno. Dentre as características do estilo, estão: as linhas circulares ou retas estilizadas; o uso de formas geométricas e um design abstrato. 

Suas influências partem do construtivismo, futurismo e cubismo, onde as formas femininas e de animais são as mais trabalhadas. Alguns artistas importantes do art déco pelo mundo são: Ernst Ludwig Kirchner (pintor alemão), Fritz Bleyl (designer alemão), Paul Poiret (estilista e decorador francês), Sonia Delaunay (estilista francesa), René Lalique (escultor francês), William Van Alen (arquiteto norte-americano), Maurice Ascalon (designer industrial húngaro), Erich Heckel (pintor e ilustrador alemão), Walter Gropius (arquiteto alemão) e Joost Schmidt (designer gráfico alemão).

Brasil 

Segundo Murillo, o estilo do art déco influenciou alguns artistas brasileiros do início do século 20. Dentre eles, o escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret (1894-1955), o artista plástico pernambucano Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) e o artista plástico, escultor e designer de interiores suíço John Graz (1891-1980). “Todos eles estiveram na Europa no início dos anos 20, entrando em contato com as ideias e formas que culminariam na referida ‘exposição universal das artes decorativas’, em 1925”, explica.

No entanto o professor lembra que o grande criador da narrativa art déco no Brasil se atribui ao artista John Graz. “Temos várias obras do movimento no Brasil, por exemplo, sabia que até o Cristo Redentor no Rio de Janeiro é uma obra de art déco?”,  questionou  Murillo. Construções como o Elevador Lacerda em Salvador, o Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro, a Biblioteca Municipal Félix Araújo, em Campina Grande, e o Estádio do Pacaembu, em São Paulo, também são representantes do estilo no Brasil.

Goiânia reúne o maior acervo art déco do Brasil. Attílio Corrêa Lima, urbanista responsável pelo projeto da Capital, havia concluído seus estudos, na França, quando, em 1935, fez o desenho da cidade. Construídos nas décadas de 1940 e 50, vários prédios e monumentos públicos no estilo art déco foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio nacional por sua relevância histórica e arquitetônica, mas, infelizmente, muitos sofrem com o abandono e o descuido por parte do poder público, com a ação de vândalos e a falta de segurança. 

“O projeto de Goiânia foi todo inspirado em Paris, isso fica claro quando comparamos o Arco do Triunfo com a praça Cívica”, explica Murillo. “Assim fica claro imaginar Goiânia como um reflexo da arquitetura Parisiense, e, por isso, art déco é forte na cidade”, finaliza. 

*Integrantes do programa de estágio do jornal O HOJE 

Confira sete construções do estilo Art Déco na Capital GOIANA 

1. Coreto da Praça Cívica – Espaço de manifestações artísticas, culturais e políticas ao longo da história. Foi inaugurado oficialmente em 1942. 

2. Edifício da antiga Chefatura de Polícia, atual Procuradoria Geral do Estado – Inaugurado em 1937, o prédio da antiga Chefatura de Polícia funciona atualmente como a Procuradoria Geral do Estado.

3.  Antigo Departamento Estadual de Informação, atual Museu Zoroastro Artiaga – Primeiro museu de Goiânia, o Zoroastro Artiaga foi criado em 1946. Localizado na Praça Cívica, o prédio faz parte do acervo art déco da capital. Vale a visita para conhecer o grande acervo do museu e, claro, fotografar.

4. Edifício do Colégio Estadual Lyceu de Goiânia – Colégio mais antigo da Capital, com mais de 160 anos de fundação, o Lyceu de Goiânia também abriga hoje o Espaço Sonhus, funcionando como polo cultural da cidade. Infelizmente, o prédio sofre com más condições de conservação.

5. Teatro Goiânia – Mais tradicional espaço cultural de Goiânia, o Teatro Goiânia foi inaugurado em 12 de junho de 1942 e projetado pelo arquiteto Jorge Félix. Atualmente, recebe grandes shows, espetáculos e eventos culturais em sua estrutura, belíssima e bem-conservada por dentro e por fora.

6. Edifício da antiga Estação Ferroviária – Localizada na Praça do Trabalhador, no Setor Central da Capital, a Estação foi inaugurada em 1950, ainda sem funcionamento de trens. Foi apenas em 1952 que trens de carga circularam por lá, e a Estação funcionou até a década de 1980. Infelizmente, o prédio da Estação é um dos que mais sofrem com a falta de segurança e a ação de vândalos. Evite visitar o local durante a noite.

7. Mureta e Trampolim do Lago das Rosas – Mais antigo parque de Goiânia, o Lago das Rosas foi construído, na década de 1940, e abrigava um grande canteiro de rosas, que deu inspiração para o nome. Atualmente, abriga também o Zoológico de Goiânia. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também