Após reunião, FGF define o retorno do Campeonato Goiano em 2021 e com mudanças

Atlético e Jaraguá ocupam as duas primeiras posições do Campeonato Goiano 2020, que só será retomado no ano que vem - Foto: Afonso Cardoso

Postado em: 04-08-2020 às 15h50
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Após reunião, FGF define o retorno do Campeonato Goiano em 2021 e com mudanças
Atlético e Jaraguá ocupam as duas primeiras posições do Campeonato Goiano 2020, que só será retomado no ano que vem - Foto: Afonso Cardoso

Felipe André

Em uma reunião, realizada na tarde desta terça-feira (4) e por meio de videoconferência, ficou definido o retorno do Campeonato Goiano, mas somente em 2021. Após votações e discussões, o torneio terá as duas rodadas restantes da fase de grupos em janeiro, e a fase mata-mata será agora apenas disputado em um jogo, sendo a equipe mandante a que possuir a melhor campanha ao longo da competição. O rebaixamento foi outro tópico acalorado e foi mantido após uma diferença minima nos votos.

Devido ao calendário apertado por conta da longa paralisação que teve no futebol brasileiro pela pandemia, o Campeonato Goiano só encontrou datas livres em janeiro. Com isso, a 11ª rodada será realizada no 13 de janeiro, e a 12ª e última rodada no dia 27 de janeiro, podendo ter jogos no dia 20 de janeiro, caso as equipes não estejam disputando partidas de torneio nacional, no caso do Goiás e Atlético, mas que pode ser também para o Vila Nova.

Continua após a publicidade

A quarta de final será realizada no dia 4 de fevereiro, a semifinal no dia 11 e a decisão ainda não teve um dia definido, mas pode acontecer no dia 28 de fevereiro, que seria após o término da Série A. Se as equipes da decisão não estiverem na primeira divisão (Atlético e Goiás), a finalíssima pode ocorrer no dia 20 de fevereiro.

A discussão que mais gerou embates ao longo da reunião foi sobre o rebaixamento. Sete equipes se posicionaram a favor do rebaixamento, que venceu por ser a maioria, enquanto apenas cinco clubes foram contra a queda. Atlético, Jaraguá, Goiás, Goianésia, Crac, Anápolis e Aparecidense votaram positivamente sobre a caída de dois times, enquanto Vila Nova, Grêmio Anápolis, Goiânia, Iporá e Anapolina foram contra.

Hugo Jorge Bravo, presidente do Vila Nova, destacou que caso a competição fosse terminar em 2020, ele seria a favor do rebaixamento. O dirigente entende que o torneio pode acontecer simultaneamente com a Divisão de Acesso, o que poderia prejudicar as equipes da segunda divisão, que empregam diversos atletas que também jogam a primeira. A reunião com os representantes da Divisão de Acesso acontece nesta quarta-feira (5).

Outra mudança votada e aprovada foram as cinco substituições. Implementada nesta temporada pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) e mantida para a próxima temporada, apenas três clubes goianos foram contra: Anapolina, Goiânia e Iporá. O restante foi a favor, e como maioria, foi confirmada as cinco mudanças.

Veja Também