Sábado, 18 de janeiro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Xadrez

Prefeitos tentam impedir aumento da tarifa do transporte coletivo na Grande Goiânia

Postado em: 10-01-2020 às 06h00
Prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), tem se esquivado do assunto quando perguntado sobre possível aumento da passagem| Foto: Divulgação

O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Benjamin Kennedy, descartou, ao menos por enquanto, a proposta de utilização do fundo Protege para subsidiar o sistema do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia. Segundo ele, não segurança jurídica e nem avanço político. Parte do recurso poderia ser destinada, neste ano, com o objetivo de evitar o aumento contratual da passagem, que pode subir a R$ 4,45, segundo estimativas antecipadas pela coluna com base em dados de dezembro. A CMTC, no entanto, ainda articula junto aos prefeitos das cinco maiores cidades da região uma alternativa para impedir o reajuste ao usuário. “Estamos trabalhando e ainda não temos 100% acertado com todos. Vamos divulgar as ações que serão tomadas até o fim deste mês de janeiro com análise de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira”.

Omissão

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), tem se esquivado do assunto quando perguntado sobre possível aumento da passagem. O emedebista assumiu a presidência da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC).

Não é comigo

“Eu ainda não me debrucei sobre essa questão. Nós temos aí um presidente da entidade (CMTC) e eu não deveria ficar dando palpite sem buscar primeiro o presidente da instituição”, desconversa.

Titularidade

O governo estadual, por outro lado, tem se afastado do debate sobre transporte, já que a concessão do serviço é de responsabilidade dos municípios da região.

O retorno

Depois de rejeitar candidatura e dizer que tem “desconfiômetro” em relação à idade, Iris Rezende finalizou os três dias de declarações políticas com a mais conhecida: “Se ocorrer algo especial, não vou fugir da luta”.

Acéfalo

O prefeito de Trindade, Jânio Darrot, comunicou sua saída da presidência regional do PSDB e indicou que Marconi Perillo assuma o comando. De São Paulo, o ex-governador disse à Rádio Sagres que Jânio “é o ponto de equilíbrio” do partido.

Em cascata

A divisão interna do PSDB e os cortes em repasses do diretório nacional só complicam situação de desgaste dos tucanos após derrota nas urnas e processos na Justiça.

Pagamento

Proprietários de mais de 123 mil terrenos em Goiânia tem até o dia 20 para pagar o Imposto Territorial Urbano (ITU) deste ano. O tributo sobre áreas sem edificação pode ser quitado à vista com 10% de desconto ou em 12 vezes.

Recomposição

Para este ano, o imposto foi corrigido em 2,66% tendo como base a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Não houve aumento real no valor do imposto de imóveis que não alteraram suas características.

CURTAS

- Decisão liminar libera empresas da ‘Taxa de Licença para Localização’ e da ‘Taxa de Funcionamento’.

- A isenção vale para o exercício 2020 e foi conseguida pela Fecomércio, até julgamento do mérito da ação.

- A Secretaria de Meio Ambiente apresenta às 10h o laudo pericial sobre rompimento de represa em Pontalina.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar