quinta-feira, 24 de setembro de 2026
Cidades

Estudo mostra melhora do desempenho de jovens brasileiros em matemática

Conforme dados divulgados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Alemanha, a Itália, o México e Portugal também estão nesta lista

Redação O Hojepor em
Estudo mostra melhora do desempenho de jovens brasileiros em matemática
Conforme dados divulgados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

O Brasil está entre os países que mais reduziram o número de estudantes na faixa de 15 anos com baixo rendimento em matemática no período de 2003 a 2012. Conforme dados divulgados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Alemanha, a Itália, o México e Portugal também estão nesta lista.

Relatório publicado hoje (10) pela OCDE recomenda que, para ampliar os ganhos de rendimento dos estudantes, os países aumentem o acesso à educação na infância, a oferta de atividades diferenciadas para alunos com dificuldades e o incentivo à participação dos pais e da comunidade na vida escolar.

O relatório traz uma nova análise do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado em 2013, mas com dados referentes a 2012. O estudo Alunos de baixo desempenho: Por que ficam para trás e como ajudá-los? examina o baixo desempenho na escola olhando para a família, práticas escolares e políticas educacionais, entre outros fatores.

Outra recomendação para melhorar o desempenho em matemática e em ciências e leitura, áreas analisadas pelo Pisa, é oferecer programas especiais para imigrantes e estudantes de áreas rurais. De acordo com a OCDE, a proporção de alunos com baixo rendimento é maior entre os que vivem na área rural. A distribuição equitativa de recursos entre as escolas e a motivação de alunos e professores também são fatores que pesam no desempenho dos estudantes.

O relatório ressalta que o baixo desempenho dos alunos traz riscos como o abandono escolar, o acesso limitado a melhor remuneração no mercado de trabalho e menor participação política. “A redução do número de alunos de baixo desempenho não é apenas um objetivo em si mesmo , mas também uma forma eficaz de melhorar o desempenho geral do sistema de educação.”

No último Pisa, divulgado em 2013, entre os 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º lugar. No entanto, o estudo mostrou que, desde 2003, o Brasil conseguiu os maiores ganhos na performance em matemática, saindo dos 356 pontos naquele ano e chegando aos 391 pontos em 2012. A avaliação, feita pela OCDE, é aplicada a jovens de 15 anos a cada três anos. A pesquisa mede o desempenho dos estudantes em leitura, matemática e ciências. (EBC) (Foto: Alessandra Coelho/PMRJ) 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Suspeito apontado como 'disciplina' do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Palminópolis

TROCA DE TIROS

Suspeito apontado como ‘disciplina’ do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Palminópolis

Conhecido como "Lacoste", o homem publicava nas redes sociais imagens em que aparecia com armas e em...
cachorra

MAUS-TRATOS A ANIMAIS

Homem é preso após jogar cachorra dentro de bueiro em Goiânia; veja vídeo

Animal foi resgatado por populares após ser lançado duas vezes pelo homem, segundo a Polícia Mili...
Operação mira quadrilha que vendia dados pessoais na internet no DF

Operação Perseu 7

Operação mira quadrilha que vendia dados pessoais na internet no DF

PCDF cumpre 13 prisões em seis estados e bloqueia até R$ 7 milhões ligados ao esquema
El Niño

Meio ambiente

El Niño pode causar 13,3 mil mortes no Brasil até 2027, projeta estudo

País é o quinto mais vulnerável do mundo ao calor extremo, com maior impacto previsto para o Nort...
Bombeiros combatem incêndios em três regiões de Goiás

CBMGO

Bombeiros combatem incêndios em três regiões de Goiás

CBMGO monitora áreas em Nova Roma e São Domingos e atua contra fogo provocado por vazamento de die...
Apagaram a mensagem no WhatsApp? Truque do Android pode revelar o conteúdo

TECNOLOGIA

Apagaram a mensagem no WhatsApp? Truque do Android pode revelar o conteúdo

Histórico de notificações pode manter registrado o texto recebido mesmo depois de ele ser apagado...
Suspeito de vender bolsas de luxo falsas é preso após golpe em moradora de Goiânia

ERA CILADA!

Suspeito de vender bolsas de luxo falsas é preso após golpe em moradora de Goiânia

Vítima comprou duas bolsas anunciadas por uma suposta loja nas redes sociais, fez o pagamento e nã...
Sobe para 12 o número de pacientes que denunciam fisioterapeuta em Goiânia

denúncias

Sobe para 12 o número de pacientes que denunciam fisioterapeuta em Goiânia

Magda Oliveira da Silva passou por audiência de custódia e permanece presa; defesa afirma que pris...