sexta-feira, 16 de outubro de 2026
Cidades

Lyceu de Goiânia é desocupado

Ocupado por manifestantes desde 11 de dezembro do ano passado, o Colégio Estadual Lyceu de Goiânia foi desocupado ontem. A desocupação ocorreu após acordo da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) com os estudantes. O detalhe destoante é que a escola ficou muito depredada, diferentemente do que vinha acontecendo nas outras desocupações. […]

Redação O Hojepor em
Lyceu de Goiânia é desocupado

Ocupado por manifestantes desde 11 de dezembro do ano passado, o Colégio Estadual Lyceu de Goiânia foi desocupado ontem. A desocupação ocorreu após acordo da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) com os estudantes. O detalhe destoante é que a escola ficou muito depredada, diferentemente do que vinha acontecendo nas outras desocupações. No total, já são 21 escolas desocupadas. Faltam apenas oito.

O sub-secretário da pasta, Marcelo Oliveira, negociou a saída dos estudantes do colégio. O diretor do Lyceu, Edjar Barbosa, também conversou com os manifestantes. Os ocupantes pediram que não  houvesse punição ou perseguição. A Seduce garantiu que não haverá perseguição aos ex-ocupantes. Todas as desocupações têm sido feitas de forma pacífica.

Durante a ocupação, o Lyceu foi depredado e sofreu pichações. Foram furtadas lâmpadas, computadores, aparelhos de som, caixas de papel, projetores, microondas e documentos da Coordenação. Até mesmo a geladeira da escola foi levada. Foram constatadas impressoras estragadas e a ausência de 195 colchonetes. Além disso, também foram encontrados filtros de água com focos do mosquito Aedes Aegypti.

O Colégio Estadual Lyceu de Goiânia foi fundado em 1937. Coordenadores, professores e funcionários da escola ficaram chocados com a situação da escola após  os manifestantes deixarem o local. De acordo com Edjar Barbosa, a partir de agora será também elaborado um novo calendário para garantir os 200 dias letivos. São 380 alunos e, desses, 20% pediram a transferência, devido ao atraso para início das aulas. Professores efetivos também pediram transferência para outra escola.

Durante a negociação, os ocupantes não tocaram na questão da proposta de gestão compartilhada entre Estado e Organizações Sociais (OSs). Disseram que o protesto continuará, mas de outra forma. Sem ocupações. Eram em média 25 ocupantes no Lyceu.

A vistoria detalhada do prédio será feita pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan). Depois da higienização, as aulas serão retomadas, provavelmente na próxima segunda-feira (15), de acordo com informações do diretor.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Bombeiros encontram corpo de homem em lago da Saneago, em Goiânia

Mistério

Bombeiros encontram corpo de homem em lago da Saneago, em Goiânia

Vítima, de aproximadamente 30 anos, foi localizada submersa a cerca de três metros de profundidade...
Cirurgião depõe sobre morte de empresária após cirurgia plástica em Goiânia

INVESTIGAÇÃO

Cirurgião depõe sobre morte de empresária após cirurgia plástica em Goiânia

Lessandro Martins ficou cerca de três horas no 4º DP. Polícia aguarda laudo da exumação para es...
Bebê de 23 dias é morto com mais de 20 facadas; pais são presos na Paraíba

Crime Bárbaro

Bebê de 23 dias é morto com mais de 20 facadas; pais são presos na Paraíba

Casal de 19 anos apresentou versões conflitantes sobre o crime; Polícia Civil investiga a particip...
Homem fica gravemente ferido após cair de telhado no Setor Finsocial, em Goiânia

Acidente

Homem fica gravemente ferido após cair de telhado no Setor Finsocial, em Goiânia

Vítima foi encontrada inconsciente e com sangramento intenso na cabeça, no Setor Finsocial, e enca...
Goiás registra alta de dengue e chikungunya e reforça combate ao mosquito

Atenção na saúde

Goiás registra alta de dengue e chikungunya e reforça combate ao mosquito

Estado confirma mais de 108 mil casos de dengue e 11 mil de chikungunya em 2026; ações incluem nov...
PCDF prende dois suspeitos de tráfico de drogas na Estrutural em Brasília

Tráfico de drogas

PCDF prende dois suspeitos de tráfico de drogas na Estrutural em Brasília

Um dos detidos é um homem de 36 anos que estava foragido e usava documentos falsos para esconder a ...
Polícia Civil identifica suspeito de 14 furtos a residências no Park Way (DF)

série de furtos no DF

Polícia Civil identifica suspeito de 14 furtos a residências no Park Way (DF)

Investigação durou cerca de um ano e aponta prejuízo superior a R$ 1 milhão; segundo a polícia,...
Consórcio ou financiamento em 2026: qual a melhor opção para a compra do primeiro imóvel?

publieditorial

Consórcio ou financiamento em 2026: qual a melhor opção para a compra do primeiro imóvel?

Descubra as principais diferenças entre consórcio e avalie taxas, prazos e urgência, garantindo a...