O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Política

PF vai analisar caso sobre FHC

Ministro da Justiça diz que será investigado pela PFcaso da empresa que enviava dinheiro a ex-amante do ex-presidente que morava no exterior

Postado em 20 de fevereiro de 2016 por Redação
PF vai analisar caso sobre FHC
Ministro da Justiça diz que será investigado pela PFcaso da empresa que enviava dinheiro a ex-amante do ex-presidente que morava no exterior

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou ontem que as denúncias feitas pela jornalista Mirian Dutra, que teve um relacionamento extraconjugal com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, serão analisadas por uma área técnica da Polícia Federal. De acordo com a ex-amante do tucano, a Brasif S.A. Exportação e Importação ajudou o FH a enviar recursos para ela no exterior. Em entrevista à “Folha de S. Paulo”, ela afirmou que a transferência ocorreu por meio da assinatura de um contrato fictício de trabalho, com validade entre dezembro de 2002 e dezembro de 2006.

Em visita ao Rio para acompanhar o esquema de segurança para os Jogos 2016, o ministro da Justiça afirmou que caso deve ser analisado como seria com qualquer outro cidadão. Cardozo disse que o suposto envio de recursos para o exterior pelo ex-presidente deve ser analisado por um estudo técnico e jurídico, com o objetivo de se determinar eventual ocorrência de delito. Se comprovado indício de crime, segundo ele, a Policia Federal realizará uma investigação.

– Sou acusado de não controlar a PF e de instrumentalizá-la, pelos adversários. Tudo será investigado. Essa não é uma situação atípica ou diferenciada. Não vale apenas para FH, mas para todos os brasileiros – disse o ministro.

Cardozo não quis emitir opinião sobre as acusações a FH. Pela manhã, ele vistoriou a operação de segurança do Mundial de Saltos Ornamentais, que começa nesta quarta-feira, no Parque Olímpico do Rio. O mundial é um dos eventos-teste para os Jogos de 2016.

Na semana passada, o ministro voltou a defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Cardozo, que deixou claro que não interfere nas investigações, Lula sempre agiu com lisura. De acordo com o ministro, setores da oposição querem manchar a imagem do petista por considerá-lo um adversário forte e respeitado. (AG)