Hugol emite certidão de óbito gratuita
O hospital participa de um projeto piloto do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) para emissão e homologação de Certidões de Óbito e Guias de Sepultamento sem cobrança de taxas
Jéssica Chiareli com assessoria
O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) foi selecionado pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) em um projeto piloto nas instituições de saúde para emissão e homologação de Certidões de Óbito e Guias de Sepultamento.
Desde o mês de outubro, o Hugol tem acesso direto aos quatro cartórios de plantão no município de Goiânia. Dessa maneira, os familiares do paciente que faleceu têm acesso ao documento sem que haja cobrança das taxas tradicionais.
Para emissão da certidão e guias de sepultamento, o declarante apresenta a Declaração de Óbito emitida pelo médico assistente do Hugol, documentos pessoais e um formulário próprio do cartório preenchido.
“Há vários passos para validação e homologação da Certidão de Óbito e da Guia de Sepultamento no sistema e, quando validada, o cartório envia os documentos através de um acesso próprio criado para o hospital. A certidão é impressa e conferida pelo NIR e pelo declarante, que confere a documentação”, explica o Analista de Regulação Gilson Júnior, responsável pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR).