O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Caso Tríplex

Ministério Público de São Paulo pede prisão preventiva de Lula

Prisão preventiva foi pedida por promotores na tarde desta quinta-feira (10) quanto à denúncia sobre o tríplex em Guarujá no litoral de São Paulo

Postado em 10 de março de 2016 por Redação
Ministério Público de São Paulo pede prisão preventiva de Lula
Prisão preventiva foi pedida por promotores na tarde desta quinta-feira (10) quanto à denúncia sobre o tríplex em Guarujá no litoral de São Paulo

Da redação com informações do Estadão

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quinta-feira (10), referente a denúncia sobre o tríplex em Guarujá, no litoral de São Paulo entregue ontem (9) à Justiça.

Além de Lula, o pedido ainda se estende ao ex-presidente da OAS, o empreiteiro Léo Pinheiro, ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Também houve pedido de dois executivos da OAS Fábio Hori Yonamine, diretor financeiro da empresa e de Roberto Moreira, diretor da empreiteira que comprou a cozinha de luxo do apartamento na Kitchens.

Os promotores Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo também solicitaram a prisão e uma ex-diretora da Banccop Ana Maria Érnica, e de um ex-presidente da entidade, Vagner de Castro. A Bancoop é a cooperativa habitacional do Sindicato dos Báncarios que após sua quebra, em 2009, transferiu as obras inacabadas para a OAS, entre eles o edifício Solaris, em Guarujá.

Acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica ao supostamente ocultar a propriedade do tríplex, é a primeira vez que o MP pede a prisão do ex-presidente. Sua mulher, Marisa Letícia, e um dos filhos do casal, Fábio Luis Lula da Silva, também são acusados de lavagem de dinheiro

Na última sexta-feira (4) Lula foi conduzido coercitivamente para depor na 24° fase da operação Lava Jato, que investiga se ele teria recebido propina no esquema de corrupção da Petrobrás por meio das obras de empreiteiras no tríplex e de um sítio em Atibaia frequentado por ele.

O pedido corre sob segredo de Justiça em São Paulo.

Confira a íntegra da denúncia apresentada pelo Ministério Público contra o ex-presidente e veja abaixo a lista dos envolvidos:

Acusado de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e estelionato: 

1 – José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, da OAS

2 – Igor Ramos Pontes

3 – Fábio Hori Yonamine

4 – Luigi Petti

5 – Telmo Tonolli

6 – Roberto Moreira Ferreira

7 – Vitor Levindo Pedreira

8 – Carlos Frederico Guerra Andrade

9 – João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT e ex-dono da Bancoop

Acusada de lavagem de dinheiro:

10 – Ana Maria Érnica

11 – Vagner de Castro

12 – Ivone Maria da Silva

13 – Letícia Achur Antonio

14 – Marisa Letícia Lula da Silva

Acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica: 

15 – Luiz Inácio Lula da Silva

Acusado de participação em lavagem de dinheiro:  

16 – Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha

(Foto: Reprodução)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também