O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
documentários

Inscrições para o PirenópolisDoc vão só até o dia 1º de abril

Discutir, conhecer, dialogar e impulsionar o documentário desenvolvido em todas as regiões do País. Já em sua segunda edição, o PirenópolisDoc – Festival de Documentário Brasileiro promove, durante os dias 3 a 7 de agosto, uma mostra de produções documentais em Pirenópolis, cidade histórica de Goiás. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o […]

Postado em 23 de março de 2016 por Sheyla Sousa
Inscrições para o PirenópolisDoc vão só até o dia 1º de abril

Discutir, conhecer, dialogar e impulsionar o documentário desenvolvido em todas as regiões do País. Já em sua segunda edição, o PirenópolisDoc – Festival de Documentário Brasileiro promove, durante os dias 3 a 7 de agosto, uma mostra de produções documentais em Pirenópolis, cidade histórica de Goiás. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 1º de abril por meio do do site www.pirenopolisdoc.com.br.

Promovido pela Violeta Filmes e Maricota Produções, podem ser inscritos filmes e vídeos documentários realizados no Brasil ou em co-produção entre Brasil e outro(s) país(es), finalizados a partir de janeiro de 2015. O PirenópolisDoc abarca duas categorias em seu processo de seleção: competição de documentários de longa ou média-metragem (a partir de 31 minutos) e competição de documentários de curta-metragem (até 30 minutos).

Ainda sobre o regulamento, podem ser inscritos documentários sobre qualquer tema, produzidos em qualquer formato, incluindo vídeos feitos por câmeras de celulares, câmeras digitais e em película 16 mm e 35 mm. O festival tem como proposta estimular o pensamento crítico e gerar discussões sobre o gênero cinematográfico.

Além da exibição dos filmes, o evento ainda promove debates, bate-papos e cursos. De acordo com a coordenadora do PirenópolisDoc, Fabiana Assis, o festival é uma oportunidade para estimular a reflexão sobre o do­cumentário. “A ideia é que o festival possa fazer um mapeamento dessa produção. Descobrir onde estão os filmes sobre diversos temas que tratam da realidade brasileira através do recurso audiovisual”, reitera.

Durante quatro dias, uma reunião de cine­astas, produtores culturais, amantes e cinéfilos se reuniram no Cine Pireneus para discutir e conhecer documentários produzidos em todo o País. Em sua primeira edição, em 2015, o PirenópolisDoc exibiu mais de 30 filmes e realizou homenagens a grandes nomes do cinema, a exemplo do Vladimir Carvalho.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também